Documentário “Epidemia de Cores” estreia na Cinemateca Paulo Amorim

Estreia no dia 02 de junho, na Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana, o documentário *Epidemia de Cores*, dirigido pelo antropólogo Mário Saretta. O projeto, com financiamento do Fumproarte, retrata o dia a dia dos participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre.

cartaz_epidemiadecores

A Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro foi criada em 1990, inspirada nos trabalhos de Nise da Silveira desenvolvidos em um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro. Atualmente, as atividades contam com a participação de ex-internos, moradores do hospital psiquiátrico (pessoas internadas há décadas) e frequentadores interessados em arte, arteterapia ou no desenvolvimento de atividades expressivas diversas, tais como pintura, bordado, escultura em argila e escrita criativa. O Acervo da Oficina de Criatividade conta com cerca de 200 mil obras.

Em mais de dois anos de filmagens, o diretor realizou a captação de imagens interagindo com os participantes para falar sobre arte, loucura e liberdade. “Não há uma busca por um artista, mas pela importância de levarmos a sério a expressão destas pessoas. Meu interesse foi um encontro com cores, com histórias de vida, mas principalmente com acontecimentos não registráveis em prontuários médicos. Realizado com participantes da Oficina de Criatividade, sejam eles moradores do hospital ou apenas interessados em arteterapia, é um filme que visa produzir uma relação de afeto com vidas que pulsam em um hospital psiquiátrico que nasceu como um hospício”, conta Saretta.

Distribuído pela Lança Filmes, o filme tem trilha sonora original de Vinicius Corrêa, montagem de Tatiana Nequete, desenho de som de Gabriela Bervian e Pós-Produção de Imagens de Bruno dos Anjos e Tiago Demaman.

Na estreia, um debate com a diretora e roteirista da Casa de Cinema de Porto Alegre, Ana Luiza Azevedo, Saretta e a professora de Filosofia e organizadora do livro “Cinema, Ética e Saúde”, Ana Fonseca, ocorrerá após a exibição do filme, na sessão das 19h30. Na terça-feira, dia 07, os médicos psiquiatras e psicanalistas Gley Costa e Gustavo Soares e psicólogo e professor titular do departamento de psicanálise e psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Edson Sousa promovem sessão comentada

O filme segue em cartaz até 08 de junho, com sessão diária às 19h30.

 

Por: Bruna Paulin