Casa das Artes de Novo Hamburgo será restaurada e revitalizada

As obras de revitalização da Casa das Artes de Novo Hamburgo – SEMEC II estão prestes a começar e a previsão é que o prédio abra as portas novamente para a comunidade até o final de 2017. Este é mais um projeto de restauração e revitalização do patrimônio histórico arquitetônico patrocinado pela AES Sul, com financiamento do Pró-cultura RS Lei de Incentivo à Cultura do Estado, apoio do IPHAE e planejamento e gestão das empresas Lahtu Sensu Administração Cultural e Cida Cultural. Outros projetos realizados até o momento através desta parceria são o Museu Getúlio Vargas e Memorial Casa João Goulart, em São Borja.

SEMEC 300 Maquete0335

A história do prédio, como espaço público, iniciou na década de 50, quando foi integrado ao patrimônio de Novo Hamburgo. A casa foi doada ao poder público com a condição de que ali fossem desenvolvidos atividades culturais e educacionais. Nos anos 70, o local foi importante ponto de encontro de artistas e associações culturais de Novo Hamburgo, porém, há vinte anos a SEMEC II está interditada. A estrutura abrigou a primeira Escola de Belas Artes da cidade e, em seguida, com status de ensino superior, o Instituto de Belas Artes, a partir do qual foi viabilizado o surgimento do que hoje é Universidade Feevale.

A revitalização da Casa das Artes – SEMEC II abrange projetos de arquitetura, engenharia e cenotécnico e um plano de sustentabilidade. O cronograma prevê 18 meses de trabalho (16 de obras e 2 para instalações de equipamento cenotécnico e mobiliário) até a reinauguração. Depois de pronto, o prédio abrigará uma sala de exposições com 170 m² e um auditório multiuso, com capacidade para 128 pessoas, que poderá receber apresentações e teatro, música, saraus literários, seminários e cursos de formação artística. O espaço também contará com uma cafeteria, sala de reuniões e secretaria para atender as associações culturais da cidade.

A população reivindicava a reestruturação do espaço tombado pelo município há cerca de vinte anos. A iniciativa, uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, objetiva recriar este histórico prédio cultural para a comunidade do Vale dos Sinos, além de contribuir para a identidade e a memória cultural da região. A Casa das Artes representará uma alternativa para espetáculos e exposições de pequeno e médio porte, oferecendo a artistas e grupos locais e regionais uma opção qualificada para exibição de seus trabalhos.

SEMEC 300 Maquete0244

No dia 02 de junho será realizado um evento de lançamento e apresentação do projeto de restauração, às 10h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com a presença de autoridades do município e do Estado.

 

Por: Gato Preto Comunicação