“Concertos Banrisul para Juventude” abre inscrições para o mês de junho

Foto: Carolina Zogbi

O projeto que oferece para alunos da rede pública do ensino municipal e estadual uma visita ao Theatro São Pedro e uma “aula-concerto” abre as inscrições abertas para o mês de junho a partir do dia 05 de maio, quinta-feira. O maestro Antônio Borges-Cunha e os músicos da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro apresentam para os estudantes o funcionamento de uma orquestra e as peculiaridades do som de cada instrumento.

Foto: Carolina Zogbi
Foto: Carolina Zogbi

Neste ano, além dos instrumentos de cordas – violino, viola, violoncelo e contrabaixo – os encontros contam com a participação especial de instrumentistas de sopros: flauta, oboé, clarinete, fagote e trompete. Durante 50 minutos serão apresentadas obras de famosos compositores como: Mozart, Bach e Vivaldi. No repertório: Ennio Morricone (ganhador do Oscar 2016 de melhor trilha sonora) e grandes nomes da MPB: Tom Jobim, Toquinho e Vinicius de Moraes. O projeto “Concertos Banrisul para Juventude” já apresentou 146 concertos, totalizando a participação de mais de 73.000 alunos. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, com financiamento da Lei Rouanet e conta com patrocínio do Banrisul.

A programação de 2016 começou em abril (as inscrições para abril e maio se esgotaram na primeira semana) e tem mais dez apresentações durante o ano. Para levar os alunos basta cadastrar a instituição de ensino através do site www.orquestratsp.com.br. O pré-requisito é que os participantes cursem o ensino fundamental de escolas públicas estaduais e municipais de qualquer cidade do Rio Grande do Sul. Após selecionadas as instituições recebem sugestões para preparação do grande dia. A seleção é feita por ordem de inscrição. Deixe a música fazer parte da sua vida!

Serviço:

TEMPORADA 2016 – CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE:

Quando: 24 de maio (ESGOTADO), 07 de junho, 09 de agosto, 18 de outubro, 23 de novembro.

Onde: Theatro São Pedro.

Horários: Às 10h e às 15h.

ENTRADA FRANCA COM PRÉVIA INSCRIÇÃO DAS ESCOLAS (A partir de 5 de cada mês no site http://www.orquestratsp.com.br

 

Por: Otto Herok Netto