Abertas inscrições para o concurso Poesia no Varal

A 6ª edição do Concurso Poesia no Varal de Canoas terá como tema “O amor dos jovens não está no coração, mas nos olhos”, em homenagem aos 400 anos de morte do escritor William Shakespeare. Poderão concorrer alunos do 6º ao 9º ano dos ensinos Fundamental, Médio e de Jovens e Adultos (EJA), mediadores de leitura e público em geral.

maior_alta_Camisetas___Ireno_Jardim

Os trabalhos devem ser entregues até o dia 20 de maio, na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, na rua Ipiranga, 105, Centro da cidade. Informações pelo telefone 3425-7702. Além da Biblioteca, o regulamento estará disponível nas Bibliopraças, Subprefeitura e escolas.

Para a seleção serão adotados os critérios de adequação ao tema sugerido, originalidade do conteúdo, disposição do poema, criatividade e qualidade estética e visual. A comissão julgadora escolherá dois poemas de cada categoria – de ensinos Fundamental, Médio, EJA, mediadores de leitura e do público em geral.

Fomento à poesia

De acordo com a coordenadora do Proler Núcleo Canoas, Miriam Oliveira, o Poesia no Varal surgiu, em 2012, com o propósito de fomentar a poesia por meio novos talentos com a participação da população. ” Este é um momento em que as pessoas podem criar e contribuir para que a poesia não morra nunca”. Em cada edição, segundo Miriam, participaram aproximadamente 400 a 500 inscritos.

Os poemas vencedores serão expostos em um varal na Biblioteca Municipal, de 30 de maio a 28 de junho, e a premiação dos escolhidos ocorrerá no dia 29 de junho, no Café Literário da Feira do Livro.

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o concurso tem o apoio da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública.

 

Por: Alessandra Obem – PMC