Espetáculo “Rádio Variètè, na rua com você” terá apresentações gratuitas nos dias 30 de abril e 1º de maio

A trupe do Grupo LaMínima vai desembarcar em Porto Alegre no final do mês de abril.  O espetáculo “Rádio Variété, na rua com você”, que tem no elenco Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Filipe Bregantim, terá duas apresentações gratuitas na capital gaúcha. Com concepção, roteiro e direção de Montagner e Sampaio, a montagem poderá ser vista pelo público no dia 30 de abril (sábado), às 17h, no Circo Girassol (R. Dr. Sinval Saldanha, 286 – Bom Jesus, Porto Alegre) e no domingo (01 de maio), às 11h, Parque Moinhos de Vento – Parcão (Rua Comendador Caminha, s/nº), próximo à esquina da Rua 24 de Outubro com a Av. Goethe.

Foto 2 r_variete_RUA_cred_carlos_gueller

Desde o século XIX, o palhaço no Brasil oferece às mais diferentes plateias, uma arte de grande comunicação com o público. Para isto fez uso de técnicas variadas, ligadas historicamente à arte popular que estão na gênese não só da comicidade de nosso teatro como também no seu estilo de interpretação. O espetáculo Rádio Variété surgiu a partir do Projeto Teatro Paulistano de Variedades, do Grupo LaMínima, vencedor do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, de São Paulo em 2009, onde pesquisou estas técnicas e a diversidade de repertório do palhaço brasileiro, aplicados ao circo e ao teatro de variedades.

Música, dança, teatro de bonecos, circo teatro e entradas clássicas de palhaço e, é claro, o rádio foram as principais referências desta pesquisa. O Rádio sempre foi um símbolo da variedade artística e da comunicação democrática, indiscriminada. E foi justamente ele que recebeu, processou e transformou toda a informação, numa celebração à alegria do humor popular.

O projeto “Rádio Variété, na rua com você” foi selecionado no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016 e irá circular pelas cidades de Goiânia/GO e Porto Alegre/RS no ano de 2016, sendo duas apresentações em cada cidade.

 

SERVIÇO:

Sábado (30 de abril)

Circo Girassol (R. Dr. Sinval Saldanha, 286 – Bom Jesus, Porto Alegre)

17h

Aberto ao público

 

Domingo (01 de maio)

Parque Moinhos de Vento – Parcão (Rua Comendador Caminha, s/nº)

Próximo à esquina da Rua 24 de Outubro com a Av. Goethe

11h

Aberto ao público

 

Por: Adriano Cescani