LabART 760 abre suas portas no dia 16 de abril em Porto Alegre

Foto: Nilton Santolin

Inaugura no próximo sábado, 16 de abril, em Porto Alegre, um novo espaço para promover exposições, workshops, cursos, apresentações de artistas, performances, palestras e eventos relacionados com os mais atuais temas da produção artística local e internacional: o Laboratório para Experimentações Artísiticas – LabART 760.

Foto: Nilton Santolin
Foto: Nilton Santolin

Localizado no Caminho dos Antiquários, na rua Marechal Floriano, o LabART 760 é uma iniciativa independente comprometida em apoiar a produção, a crítica e a investigação interdisciplinar acerca das práticas artísticas contemporâneas. Na equipe, os curadores e historiadores Ana Zavadil e Márcio Tavares, a advogada e gestora cultural Marla Trevisan, e o advogado e artista visual Ricardo Giuliani.

O programa estratégico de desenvolvimento do projeto, no ano de sua fundação, leva m conta, como eixos norteadores, duas dimensões aparentemente contraditórias: prudência e ousadia. Segundo Giuliani, “a criação de um espaço de arte em um ano de crise econômica é um ato de ousadia que aponta para a inquietude intelectual e artística de nossa equipe, enquanto os desafios do cenário local e global exigem a prudência no desdobramento do programa de atividades a fim de buscar consolidar uma instituição independente e sólida em seus fundamentos artísticos e administrativos”.

Na programação educacional, o LabART oferecerá cursos, workshops, palestras e outras atividades educacionais multidisciplinares relacionados com a ampliação do entendimento das práticas artísticas contemporâneas. Cursos de história da arte, humanismo, escrita criativa, teoria da música e poética cancional, curadoria, cinema, antropologia da arte formam um escopo de ações educativas que visam contribuir para a formação de público e para a dinamização do meio artístico fomentando a pesquisa e à reflexão a partir da arte.

A partir de 05 de maio, os interessados poderão participar dos cursos História da Arte Contemporânea, ministrado pela Profa. Me. Ana Zavadil, e História da Arte Moderna e Contemporânea, ministrado pelo Prof. Me. Márcio Tavares. As inscrições são realizadas através do email labart760@gmail.com.

No evento de lançamento, o público poderá conferir, além a primeira mostra coletiva do espaço, diversas performances programadas ao longo do dia, tudo com entrada franca.

 

LabART 760

Rua Marechal Floriano, 760 – Centro Histórico, Porto Alegre

Horário:

Seg-Sex: 14h-18h

Sáb: 10h-15h

 

Por: Bruna Paulin