Escritora Cristiane Sobral abre Semana da Poesia Negra no Sopapo Poético

Diversas atrações integram a Semana da Poesia Negra, que se realizará de 26 a 30 de abril, dentro da programação do projeto Sopapo Poético, ponto negro da poesia, sarau que se afirma como um espaço consagrado à poesia e à música negras, em Porto Alegre. A iniciativa da Associação Negra de Cultura (ANdC) tem a finalidade de promover ações de promoção e difusão da literatura afro-brasileira e recebeu financiamento da Bolsa de Fomento à Literatura, do Ministério da Cultura (MinC). Toda a programação tem entrada franca.

Cristiane_Sobral

A Semana da Poesia Negra inicia-se no próximo dia 26 de abril, terça-feira, às 19h30min, no Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), à Rua João Alfredo, 61, Cidade Baixa (próximo ao Largo Zumbi dos Palmares), com presença da escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras, Cristiane Sobral (DF), autora de Não vou mais lavar os pratos (poesia, Ed. Dulcina, 2ª Ed. 2011) e Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz.  Atriz, escritora, dramaturga, dirige a Cia de Arte Negra Cabeça Feita há 17 anos. Já foi dirigida por diretores renomados e atuou também em diversas produções cinematográficas, publicitárias e institucionais.

No dia 27 de abril, quarta-feira, às 19h30min, na Sala 2 do Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama,110), o Sopapo Poético apresenta Leitura Dramática dos textos Onde estaes Felicidade? e Favela de Carolina Maria de Jesus, com Lilian Rocha, Camila Falcão e Sidnei Borges. O texto de Carolina é considerado um dos marcos da escrita feminina no Brasil, já tendo sido traduzido em mais de 13 idiomas. Relativamente curtos, os textos Onde estaes Felicidade? e Favela trazem de volta à cena literária essa escritora de grande lucidez crítica e que soube dar voz e vez aos excluídos.

No dia 28 de abril, quinta-feira, às 19h30min, no Quilombo Areal da Baronesa, localizado entre a Avenida Luiz Guaranha e a Rua Baronesa do Gravataí, o Sarau Sopapo Poético apresenta o poeta e compositor Jorge Onifade. Griô de tradição – Ministério da Cultura – RS, 2008-2010, tem trabalhos poéticos publicados na tese de doutorado de Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira (poema Yemonjá) e no livro Negritude e Branquitude – Razão da (Des)Igualdade.

Encerrando a programação da Semana da Poesia Negra, no dia 30 de abril, sábado, às 19h, no Instituto Cultural Afro-Sul Odomodê (Avenida Ipiranga 3850), comemora-se o lançamento da antologia poética PRETESSÊNCIA, que reúne dezenove poetas participantes do Sarau Sopapo Poético e o documentário SOPAPO POÉTICO PONTO NEGRO DA POESIA, que registra os saraus e atividades literárias que abrilhantaram culturalmente a cidade de Porto Alegre entre novembro de 2015 e abril de 2016, produzido por José Francisco de Souza Santos da Silva (Chico Meu Filho).

Sopapinho

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia.

Feira Afro

A diversidade de produtos e estilos é característica da Feira Afro, formada por expositores que acompanham e apoiam o sarau desde o seu início. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro. Nos eventos dos dias 26 e 30 de abril, a Feira Afro estará presente.

 

Por: Silvia Abreu