Duan Kissonde, revelação da poesia negra, abre a programação de abril do projeto Sopapo Poético

A programação do Sopapo Poético ponto negro da poesia, sarau que se afirma como um espaço consagrado à poesia e à música negras, tem continuidade no mês de abril, com programação intensa e descentralizada. A iniciativa da Associação Negra de Cultura (ANdC) tem a finalidade de promover ações de promoção e difusão da literatura afro-brasileira e recebeu financiamento da Bolsa de Fomento à Literatura, do Ministério da Cultura (MinC).

FlyerJuventudeDuan(1)

O poeta Duan Kissonde (RS) é a atração no próximo dia 12 de abril, terça-feira, às 19h30min, no Sarau Juventude Negra, que se realiza na Escola Técnica Estadual Bernardo Vieira de Melo, em Esteio/RS, com entrada franca.  O sarau convoca a uma reflexão acerca da violência sobre a juventude negra e o enfrentamento do racismo por meio da poesia e da literatura negra.

A PROGRAMAÇÃO

Dando continuidade à programação do Sopapo Poético ponto negro da poesia, no dia 26, terça-feira, 19h30min, no SIMPA (Rua João Alfredo, 61, Cidade Baixa), a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras, Cristiane Sobral (DF), abre a SEMANA DA POESIA NEGRA em mais uma edição do Sarau Sopapo Poético.

No dia 27 de abril, quarta-feira, 19h30min (local a confirmar) o Sopapo Poético apresenta Leitura Dramática dos textos Onde estaes Felicidade? e Favela de Carolina Maria de Jesus, com Lilian Rocha, Camila Falcão e Sidnei Borges.

No dia 28 de abril, segunda-feira, 19h30min, no Quilombo Areal da Baronesa, o Sarau Sopapo Poético, apresentando o poeta e compositor Jorge Onifade.

Encerrando a programação literária, no dia 30 de abril, sábado, 19h, no Instituto Cultural Afro-Sul Odomodê (Avenida Ipiranga 3850), comemora-se o lançamento da antologia poética PRETESSÊNCIA, que reúne dezenove poetas participantes do sarau, e o documentário SOPAPO POÉTICO – PONTO NEGRO DA POESIA, produzido por José Francisco de Souza Santos da Silva (Chico Meu Filho).

Toda a programação tem entrada franca.

 Sopapinho

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Nesta edição, os pequenos aprenderão as músicas do convidado especial Gelson Oliveira.

 

Por: Silvia Abreu