Gelson Oliveira é atração no Sopapo Poético no dia 29 de março, no SIMPA

A programação especial que marca os quatro anos do projeto Sopapo Poético ponto negro da poesia, um sarau dedicado à poesia e à música negra, prossegue no próximo dia 29 de março, terça-feira, às 19h30min, no Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), como uma edição especial voltada para as crianças (Sopapinho). O convidado especial da noite será o cantor e compositor Gelson Oliveira. O músico apresenta o pocket show Ônibus do Sobe e Desce, mostrando composições do álbum homônimo, lançado em 2015, ganhador do Prêmio Açorianos de Melhor Disco Infantil de 2015. A entrada é franca.

Gelson_Oliveira

Esta não será a primeira incursão de Gelson Oliveira ao universo infantil. Ele é autor da música Papagaio Pandorga, tema do programa Pandorga, da TVE. Ele conta que desde a criação da música, na década de 80, pensava em fazer um trabalho dirigido às crianças. – Aí acabei montando um espetáculo que se chamava “O Ônibus do Sobe e Desce”. Um espetáculo infantil que eu montei com um cantor e compositor, negro também, um dos caras mais talentosos que eu já conheci na vida, gaúcho de Porto Alegre que se chama Telmo Martins. O espetáculo foi apresentado em algumas escolas, esse é o embrião do CD, conta  Gelson.  – E as crianças gostaram bastante. Então quando eu pedi para fazer o CD, eu entrei no Fumproarte e não foi aprovado logo. Acho que tentei umas duas ou três vezes. E aí, na última vez, entrou”.

O projeto Sopapo Poético  ponto negro da poesia tem a finalidade de promover ações de promoção e difusão da literatura afro-brasileira, por isso prevê a realização de saraus temáticos, lançamento de uma antologia poética e de um vídeo-documentário. A programação comemorativa se desenvolveu ao longo de março e prosseguirá em abril com debates, shows musicais, leituras, performances, feiras de empreendedorismo negro, em espaços descentralizados da cidade e para um público diversificado e de todas as idades, sempre com entrada franca.

Sopapinho

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Nesta edição, os pequenos aprenderão as músicas do convidado especial Gelson Oliveira.

SERVIÇO

O Quê: Sopapo Poético ponto negro da poesia, com participação especial de Gelson Oliveira apresentando o pocket show Ônibus do Sobe e Desce.

Quando: Dia 29 de março de 2016, terça-feira, às 19h30min, dentro da programação do projeto Sopapo Poético ponto negro da poesia.

Onde: SIMPA (Rua João Alfredo, 61, bairro Cidade Baixa), Porto Alegre.

Quanto: Entrada franca.

 

Por: Silvia Abreu