Acadêmicos de Niterói é a grande campeã do Grupo Especial

O carnaval maduro, profissional, com belas alegorias e destaques como o casal de mestre-salas e porta bandeira, além de um samba empolgante, garantiram à Acadêmicos de Niterói o título de campeã do Carnaval na Paz 2016 de Canoas. A escola garantiu 178,9 pontos, cinco décimos à frente da escola Nossas Raízes. O terceiro lugar ficou com a Rosa Dourada, campeã de 2014, com 176,9 pontos, seguida por Os Tártaros, com 163,7. O quinto lugar foi para a Unidos do Guajuviras, com 161,1 pontos e que, em 2017, irá desfilar pelo Grupo de Acesso.

maior_xxx
Por: Marcos Pereira Feijão

 

A apuração teve início pouco depois das 15h com a leitura dos atos administrativos com as considerações dos jurados e punições dadas apenas às escolas Unidos do Guajuviras, que veio com menos componentes do que previa o regulamento, e Os Tártaros, também com números diferentes em componentes e ritmistas. A apuração contou com a presença do secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse; do secretário adjunto, Eduardo Paim, e da sempre simpática corte do Carnaval na Paz 2016 que saudou todas as escolas após a divulgação dos resultados.

Quesitos como Evolução, Mestre-Sala e Porta Bandeira e Alegorias garantiram todas as notas 10 dos jurados. Já Bateria e Harmonia Musical conquistaram duas notas 10 da comissão julgadora.

Com o enredo “Metamorfose, é Tempo de Transformação!”, a Acadêmicos quebrou um jejum de títulos que vinha desde 2005, quando foi bi-campeã com o enredo “A Coruja na Toca dos Leões”. O presidente Diego Lopes Moreira não escondia a satisfação com o título, que será muito comemorado. “A nossa proposta foi coloca em prática. A gente falava que mesmo que não fossemos campeões, a gente conseguiu fazer um desfile que a gente queria. Queríamos devolver à comunidade essa vontade de ser campeã, desfilar com alegria. A comunidade agora tá feliz e agora o trabalho pra 2017 já começa”, disse o presidente enquanto era saudado por muitos integrantes.

 

Nenê da Harmonia foi a melhor no Grupo de Acesso

Mestre-sala e Porta Bandeira e Comissão de Frente foram os únicos quesitos onde a Nenê da Harmonia não recebeu, pelo menos, uma nota 10. A escola sagrou-se campeã do Grupo Acesso com um total de 176,4 pontos, seguida pela Pérola Negra com 174,9. Em 2017, a Nenê volta ao Grupo Especial, de onde saiu em 2012 após um amargo 7º lugar. Com o enredo “Quilombos”, a Nenê foi a terceira escola da noite a entrar na avenida na noite dedicada ao Grupo de Acesso, na última sexta-feira (18). A resistência do povo negro, os guerreiros africanos e a herança religiosa conquistaram já haviam conquistado o público.

A entrega dos troféus às escolas campeãs ainda terá data definida pela Secretaria Municipal de Cultura e oportunamente divulgada.

Confira como ficaram as classificações

GRUPO ESPECIAL

1º – ACADÊMICOS DE NITERÓI – 178,9

2º – NOSSAS RAÍZES – 178,4

3º – ROSA DOURADA – 176,9

4º – OS TÁRTAROS – 163,7

5º – UNIDOS DO GUAJUVIRAS – 161,1

GRUPO DE ACESSO

1º – NENÊ DA HARMONIA – 176,4

2º – PÉROLA NEGRA – 174,9

3º – IMPÉRIO DA MATHIAS – 172,7

4º – AQUARELA DO SAMBA – 169,3

5º – IMPERATRIZ DA GRANDE NITERÓI – 168,4

 

Por: Daniel Soares – PMC