Carnaval 2016 chega com novidades em Canoas

Foto: Tony Capellão

É grande a expectativa para o Carnaval na Paz 2016, que acontece nesta sexta-feira (18) e sábado (19), no Parque Eduardo Gomes em Canoas. O complexo que receberá os desfiles e o público estimado em mais de 10 mil pessoas nos dois dias, já está sendo montado no Parque, e trará algumas novidades. Uma delas diz respeito à Praça de Alimentação. Antes, concentrada em apenas um ponto, agora serão quatro estações distribuídas ao longo do espaço destinado às arquibancadas. Também haverá frisas (área mais próxima da pista) que aproximarão, ainda mais, o público dos desfiles das escolas de samba.

Foto: Tony Capellão
Foto: Tony Capellão

O Carnaval 2016 em Canoas volta este ano a ser competitivo, uma reivindicação dos presidentes das escolas, prontamente atendida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Cultura. Para o secretário adjunto da pasta, Eduardo Paim, “a Prefeitura assume esse compromisso de valorizar o carnaval, transformá-lo e tratá-lo de forma mais profissional. Um carnaval competitivo também traz mais empolgação às agremiações e ao público que torce e gosta de um grande espetáculo na pista”. Por ser realizado fora de época, além de dar mais tempo para as escolas da cidade se preparem, possibilita que seus integrantes e o público possam participar de outros carnavais, inclusive fora do Estado.

Com entrada franca, o Carnaval na Paz terá os portões abertos a partir das 19h. O estacionamento contará com 240 vagas, preenchidas por ordem de chegada. No parque, estarão disponíveis segurança privada contratada, além de apoio da Guarda Municipal e efetivo da Brigada Militar; e ambulância permanente equipada com UTI móvel.

Na sexta-feira, o evento terá início às 20h30, com concentração e um Ato Ecumênico, reforçando e espalhando a ideia de um carnaval em paz, onde somente a alegria e a diversão façam parte das duas noites. Na sequencia, tem o Bloco das Mulheres trazendo muita descontração para preparar o clima para o desfile das cinco escolas da primeira noite, dedicada ao Grupo de Acesso.

No sábado, o Bloco dos Soares faz a abertura, a partir das 20h45, dando o tom da noite dedicada ao Grupo Especial. As 11 escolas de samba de Canoas serão avaliadas por um júri composto por 27 pessoas ligadas ao Carnaval de fora da cidade. Serão três jurados para cada um dos nove quesitos. A apuração, para conhecer a grande campeã do Carnaval na Paz 2016 será no domingo (20), a partir das 15h, no Complexo do Parque Eduardo Gomes, em frente aos camarotes.

Confira o serviço do Carnaval na Paz 2016

Quando: dias 18 e 19 de março

Local: Parque Eduardo Gomes (avenida Guilherme Schell – bairro Fátima)

Abertura dos portões: 19h

Dia 18

21h – Ato Ecumênico

21h35 – Bloco das Mulheres

22h30 – Aquarela do Samba

23h25 – Imperatriz da Grande Niteroi

00h20 – Nenê da Harmonia

01h15 – Pérola Negra

02h10 – Império da Mathias

Dia 19

21h15 – Bloco dos Soares

22h – Unidos do Guajuviras

23h05 – Acadêmicos de Niterói

00h10 – Nossas Raízes

01h15 – Os Tártaros

02h20 – Rosa Dourada

03h25 – Acadêmicos da Grande Rio Branco

 

Por: Daniel Soares – PMC