Galeria Ecarta inaugura mostra “Os Teóricos Artrópodes”

Foto: Léo Felipe

Na sexta-feira, 11 de março, às 19h, inaugura a primeira mostra da temporada 2016 da Galeria Ecarta: Os Teóricos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus). O que começou, em meados de 2015, como um grupo de pesquisa formado por artistas e pensadores de distintas áreas transformou-se em um projeto colaborativo. Os participantes são Alexandre Navarro Moreira, Celina Alcântara, Chico Machado, Cristiano Rieck, Leo Felipe, Giancarlo Lorenci, Luciano Zanatta, Tula Anagnostopoulos e Zeca Azevedo.

Foto: Léo Felipe
Foto: Léo Felipe

A partir de um imaginário emprestado da ficção-científica, com seus discursos de pseudociência, o projeto foi concebido como uma exposição contendo uma série de performances que promovem o entrecruzamento de diferentes linguagens e meios artísticos. São trabalhos que se colocam entre as artes visuais, o vídeo, a performance, a música, a arte sonora, a literatura, a poesia, os quadrinhos e o teatro. Uma narrativa ficcional bem-humorada envolvendo insetos cientistas do futuro que investigam a ruína da Civilização Ocidental serve de pano de fundo para uma discussão sobre questões que abrangem sobretudo metodologias e práticas da pesquisa artística. “Imagine se, no futuro, em virtude de uma mutação, insetos adquirissem inteligência. E imagine se eles, que provavelmente sobrevirão aos humanos, decidissem investigar a falência do projeto civilizatório do Ocidente a partir de suas próprias ruínas. Insetos devem perceber o mundo de um modo muito diferente do nosso. Então imagine o tipo de conclusão a que uma investigação como esta chegaria”, comenta o curador e  diretor artístico da Galeria Ecarta, Leo Felipe.

VISITAÇÃO E PERFORMANCES

A exposição fica em cartaz na Galeria Ecarta até 24 de abril e a visitação pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h. E, a partir de 18 de março, todas as sextas-feiras, às 19h, os Teóricos Artrópodes promoverão performances que incluem manipulação de objetos sonoros, vídeo-performances, leitura e produção de relatórios, entre outras ações com participação de convidados.

GALERIA ECARTA | Exposição

Os Teóricos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus)

Participação de Alexandre Navarro Moreira, Celina Alcântara, Chico Machado, Cristiano Rieck, Leo Felipe, Giancarlo Lorenci, Luciano Zanatta, Tula Anagnostopoulos e Zeca Azevedo

Onde: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Abertura: 11 de março  de 2016, sexta-feira, 19h

Performances: a partir de 18 de março, todas as sextas-feiras, às 19h, até o encerramento da exposição

Visitação: até 24 de abril de 2016, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h

Quanto: Entrada franca

 

Por: Doris Fialcoff