Trensurb realiza doação de livros para biblioteca comunitária no Morro Santana

Foto: Gustavo Nardon

Em mais uma ação de incentivo à leitura, a Trensurb, por meio da  Biblioteca Livros sobre Trilhos (BLsT), realizou mais uma doação de livros  a uma biblioteca comunitária. Cerca de 40 livros dedicados ao público  infantil foram doados à Visão Periférica – Biblioteca Comunitária,  localizada na Vila das Laranjeiras, uma das comunidades do Morro Santana, em Porto Alegre. A doação foi feita na tarde de quarta-feira (24) devido  ao trabalho realizado na comunidade que vai ao encontro do princípio da BLsT, que é dar uma oportunidade gratuita de inserção no mundo da literatura.

Foto: Gustavo Nardon
Foto: Gustavo Nardon

Idealizada por Siney Costa, de 27 anos, morador da Vila das Laranjeiras, a Visão Periférica atua há dois anos numa zona de vulnerabilidade social e tem como objetivo principal a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, buscando evitar o possível contato deles com a violência e o tráfico de drogas. Segundo Sidney, “as crianças daqui já nascem com um destino pré-definido e nós tentamos mostrar para elas outras oportunidades que podem mudar esse futuro”. O espaço é aberto ao público de todas as faixas etárias e já possui um pequeno acervo próprio, construído unicamente por meio de doções.

A biblioteca faz parte do Coletivo Visão Periférica, também da mesma localidade e que visa a inserção dos cidadãos nas diferentes linguagens culturais. “Nós montamos a biblioteca não para ser um local específico de leitura ou empréstimo de livros e sim para ser um espaço de referência cultural para todos”, afirma Sidney. Hoje, a Visão Periférica fica na garagem da casa de Sidney, que mora com mais quatro pessoas. Mesmo sendo um espaço modesto, oferece muita cultura: livros, filmes, CDs e um violão – tudo proveniente de doações. Outras atividades oferecidas são oficinas de produção de sabão com óleo de cozinha usado e de gastronomia.

Para colaborar com a Visão Periférica, basta entrar em contato pelo telefone (51) 8233-8907 ou pela fanpage da biblioteca pelo endereço www.facebook.com/vperiferica. A biblioteca faz parte do Projeto Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre, uma iniciativa da ONG Cirandar, criado em 2008.

 

Por: Imprensa Trensurb