IA abre inscrições para cursos de extensão em Música

De 23 a 25 de fevereiro, o Instituto de Artes recebe inscrições e rematrículas nos Cursos de Extensão em Música. O Programa de Extensão do Departamento de Música promove cursos direcionados à comunidade em geral, nas áreas de Instrumentos Musicais, de Teoria e Percepção Musical, de Música Eletrônica e de Atividades Corais, entre outros, abrangendo ações para as mais diversas faixas etárias.

73f6b165-4ed1-4199-a61a-a580a6ad897c

Os cursos proporcionam acesso ao conhecimento musical, à pratica vocal, ao aprimoramento instrumental e à ampliação de conhecimentos em áreas relacionadas ao fazer musical. Promovem, também, atividades complementares às atividades curriculares dos alunos de Graduação e Pós-Graduação em Música, com o objetivo de enriquecer o aprendizado do futuro profissional de música.

As inscrições devem ser feitas pela página do IA, neste link. Confira a lista de atividades oferecidas em 2016:

CEIM – Cursos de Extensão em Instrumentos Musicais e Canto Lírico

Aulas de Canto Lírico, Contrabaixo Acústico, Fagote, Flauta Transversa, Oboé, órgão de Tubos, Piano, Violão Clássico, Violino, Viola e Violoncelo. Cursos destinados a jovens que possam vir a ter como objetivo o ingresso no Curso Superior de Música e a professores de música ou outros multiplicadores de conhecimento musical que visam a uma reciclagem em sua área específica.

OTP – Oficinas de Teoria e Percepção Musical

A oficina de Teoria e Percepção Musical da UFRGS destina-se à comunidade em geral e tem a missão de sistematizar os princípios básicos dos elementos da linguagem musical, de modo a possibilitar o desenvolvimento da leitura e da percepção musical para compreensão musical contextualizada. Cinco módulos em aprofundamento crescente são oferecidos para maiores de 16 anos, com ou sem conhecimentos musicais prévios.

Atividades Corais

O projeto Atividades Corais do Programa de Extensão do Departamento de Música da UFRGS oferece à comunidade em geral o contato com a música através da prática coral, visando a desenvolver noções básicas de linguagem musical, o uso correto da voz, da respiração e afinação na emissão vocal individual e em grupo. Congrega crianças, jovens e adultos em sete coros que integram o projeto, possibilitando o crescimento musical desde o nível iniciante ao mais avançado. Além disso, promove a participação em recitais e concertos, dentro e fora do ambiente acadêmico.

OPP – Oficina de Percussão Popular

A oficina de percussão popular tem como foco desenvolver a prática percussiva de jovens e adultos, individual e coletivamente, através da execução de ritmos afro‐brasileiros como baião, coco, ijexá, maculelê, samba, maracatu, olodum, ciranda, entre outros. A prática musical será acompanhada de exercícios de leitura e escrita musicais.

Núcleo de Música Improvisada

A música improvisada se consolida como meio de expressão musical livre, e uma alternativa ao processo de massificação musical, possibilitando o exercício da arte musical sem barreiras. Em reuniões semanais, os interessados na prática têm um espaço para experimentarem a criação musical livre, debater, ou simplesmente ouvir. Estão convidados os músicos, estudantes de música, e não-músicos interessados.

Alfabetização Musical – Ensino Coletivo de Violão

Para jovens e adultos (idade mínima de 14 anos – máxima não há) que ainda não toquem violão nem leiam partituras, ou que já toquem alguns acordes ao violão, mas que ainda não leiam partituras. Também há vagas para estudantes de níveis mais avançados.

Cursos de aperfeiçoamento técnico de violino e viola

Aulas práticas sobre técnica instrumental do violino e da viola. Serão oferecidos três cursos: “Os estudos de Kreutzer: Estratégias de estudo e contextualização no repertório”, “Princípios básicos do violino e da viola: Fundamentação e procedimentos para o estabelecimento da técnica avançada” e “Viola para violinistas”.

Oficina de Teclado Musical em Grupo (OTM)

A oficina de teclado musical em grupo da UFRGS é destinado à comunidade em geral (para maiores de 14 anos, com ou sem conhecimentos musicais prévios) e tem a missão de alfabetizar assim como fomentar o desenvolvimento da aprendizagem musical através de aulas coletivas de teclado.

Curso Avançado em Contrabaixo Acústico

Curso para músicos já formados em contrabaixo ou que tenham nível comprovado e compatível com formação de curso superior em contrabaixo acústico erudito. A iniciativa tem a intenção de dar uma capacitação suplementar ao bacharelado para aqueles que pretendem desenvolver diferentes projetos musicais, como a entrada em um curso de pós-graduação ou a preparação para uma audição de orquestra, bem como simplesmente complementar sua formação musical/acadêmica.