Secretaria da Cultura anuncia edital Regional do FAC para 2016

Iniciativa inédita na história do Fundo de Apoio à Cultura, edital garantirá distribuição de recursos para todas as regiões, estabelecendo cotas para cada uma das 9 regiões funcionais do estado.

12631490_1081159051935687_5196023269695911976_n

O anúncio de um edital do Fundo de Apoio à Cultura, foi feito pelo secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, em palestra realizada no Fórum Inter-regional de Cultura, organizado pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), vinculado à Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizado na Ulbra de Torres. “Ainda estamos definindo as regras do edital, mas a ideia é que contemplemos 18 projetos ao todo, garantindo uma isonomia para as regiões”, afirmou Victor Hugo.

Victor Hugo apresentou o relatório de Gestão da Sedac com o balanço das principais ações realizadas em 2015. Como uma das principais ações o secretário citou a aprovação do Plano Estadual de Cultura (Lei 14.778/15) e o início do trabalho de consolidação do Sistema Estadual de Cultura (Lei 14.310/13). “Os municípios devem estar alinhados e fazer sua lição de casa para que cada um tenha seu Plano, Fundo e Conselho Municipal de Cultura. Assim estaremos juntos consolidando o Sistema Estadual e trabalhando na busca por mais recursos para a cultura”. Acrescentou ainda, que a equipe da Sedac está apta e pronta a ajudar nas orientações aos municípios sobre o procedimento para esses passos.

Ao citar os três princípios norteadores de sua gestão: Normalidade Político –Administrativa, Presença Institucional e Busca por Resultados, o secretário disse que vê no relatório de gestão uma entrega para a comunidade cultural. “Quem como nós está na função pública tem que pensar na entrega e é isso o que estamos fazendo após nosso primeiro ano de trabalho no Governo do Estado”, afirmou.

O encontro contou também com a presença do diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Sedac, Leoveral Soares, que destacou o trabalho da Comissão Intergestora Bipartite, com integrantes do Codic. “ Em 2016 estaremos definindo os critérios para que os municípios tenham condições de aderir ao Sistema Estadual de Cultura, bem como o assessoramento para que possam ser construídos os Sistemas Municipais”, informou. Após a palestra o secretário respondeu à perguntas dos dirigentes de 11 municípios que compareceram ao encontro. O evento integra a programação da Assembleia Geral de Verão da Famurs, que teve abertura com participação do governador em exercício, José Paulo Cairolli, e presença do secretário Victor Hugo.

 

Por: Cultura RS