Galeria Mascate promove último evento de 2015 com exposição, feira de arte e lançamento de coleção de Régis Duarte

Foto: Tiago Coelho

Na próxima quinta-feira, 17 de dezembro, às 19h, a Galeria Mascate abre as portas para o último evento de 2015, inaugurando nova mostra e promovendo a segunda edição da POArte. “Fora da Casa” apresenta um cruzamento entre arte e arquitetura. A exposição reúne obras do artista carioca Marcus Fernandes e dez arquitetos: Rosinha Rodrigues, Luzia Rodrigues e Marjorie Azevedo (Arq737), Lucas Piccoli Weinmann, Bernardo Magalhães, Ney Nunes, Fabiana Fagundes, Paulo Brum e Luis Francisco Vargas.

Foto: Tiago Coelho
Foto: Tiago Coelho

O projeto desafia os arquitetos a desrespeitar completamente (ou não) a precisão encontrada no trabalho de Fernandes. Esquemático e obsessivamente geométrico sem deixar de ser poético, a obra do carioca será o ponto zero, a folha em branco, o primeiro acorde desse eclético grupo de criadores. O artista desenvolve seu estudo criativo através da geometria e abstração, buscando conexão com um mundo recortado por formas e linhas. Busca inspiração no micro e em tudo que advém aos olhos. Em seus desenhos busca estabelecer uma conexão com estas complexas estruturas, utilizando a caneta como principal veículo. A precisão da caneta esferográfica se ajusta perfeitamente ao estilo e necessidade do artista, possibilitando a construção de formas e ornamentos.

No mesmo dia, inicia a segunda edição da feira de arte da galeria, a POArte. Artistas representados pelo espaço se unem a novos integrantes, alguns estudantes dos cursos da casa, e vendem suas obras a preços promocionais. Obras menores também são uma característica na feira. “A ideia é democratizar o acesso ao trabalho de alguns artistas proporcionando versões com valor mais convidativo, além de integrarmos novos criadores que estão expondo pela primeira vez”, conta a fotógrafa Renata Stoduto, curadora da feira. O evento ocorre até o dia 20, das 16h às 22h.

Durante a inauguração na quinta-feira, o estilista Régis Duarte lança sua coleção de alto verão 2016. Em recente viagem a Portugal, Duarte, que há alguns anos vem investindo em sua faceta de fotógrafo, clicou azulejos pelas ruas de Sintra e Lisboa com o celular. As padronagens decoram uma edição limitada de vestidos, blusas e bolsas com a identidade artesanal que caracteriza a grife. Para a campanha, Tiago Coelho e Régis fotografaram a new face de Caxias do Sul, Lara Palhano, que segundo a dupla, começou com eles aos 14 e tem um super potencial interpretativo. “A Lara veste o personagem e levanta a roupa”, contam, sobre a musa da marca.

“Fora da Casa” segue em cartaz até 14 de janeiro, com entrada franca. A Galeria Mascate fica na Rua Laurindo, 332 e funciona de terça a sexta, das 14h às 18h.

 

SERVIÇO

Mostra Fora da Casa e Lançamento coleção Régis Duarte*

Inauguração – 17 de dezembro, 19h

Até 14 de janeiro (Galeria estará fechada de 25.12 a 03.01)

POArte Segunda Edição

De 17 a 20 de dezembro, das 16h às 22h

Entrada Franca

Galeria Mascate – Rua Laurindo, 332 – Bairro Santana – Porto Alegre – RS

De terça a sexta, das 14h às 18h

 

Por: Bruna Paulin