Apresentações artísticas no dia 17/12 marcam o encerramento das oficinas do Circo Girassol

O Circo Girassol realiza no próximo dia 17 de dezembro, às 20h, em sua sede no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, o encerramento do projeto Escola Circo Girassol Oficinas de Técnicas Circenses. Na ocasião, os participantes, crianças com idades entre 06 e 12 anos, da turma de Iniciação, e jovens com idades entre 13 e 20 anos, do nível Avançado, irão apresentar o resultado do aprendizado vivenciado ao longo deste semestre.

Os participantes da turma de Iniciação tiveram aulas de circo nas modalidades de acrobacias de solo, pernas de pau, equilíbrio em arame, tecido e aulas de teatro, em encontros que ocorreram duas vezes por semana, ministrados pela professora Hálida Maria. A turma do nível Avançado, que teve como professores Diego Steffani e Vera Carvalho, receberam aulas de tecido, acrobacias de solo e pirâmides. O projeto foi financiado pela Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura de Porto Alegre.

Na oficina de iniciação às técnicas circenses as crianças foram estimuladas a buscar consciência de seu próprio corpo através de exercícios de equilíbrio, acrobacia e manipulação de objetos. Trabalhamos também, durante os quatro meses de oficina, a persistência e a concentração: a criança é encorajada a dedicar-se a uma dificuldade idealizando superá-la, individualmente e em grupo, explica Hálida Maria. A tentativa é o primeiro passo para a conquista, e é por acreditar nisso que nós aplaudimos muito, uns aos outros, durante as aulas. O aluno se sente capaz e valoriza o esforço seu e do colega, enfatiza a oficineira e artista. A oficina de iniciação oferece às crianças a oportunidade de experimentar os princípios básicos necessários à prática das atividades circenses de maneira lúdica e variada.

Débora Rodrigues ressalta que tanto as crianças quanto os adolescentes despertam seu senso de coletividade, pois o trabalho do circo é em equipe e a evolução técnica individual reforça a autoestima de cada um. Observa-se, também, um reforço na coordenação motora e no senso de responsabilidade, afirma.

O Circo Girassol desenvolve projetos sociais desde 2004. O primeiro local beneficiado foi o Bairro Navegantes, onde o circo esteve localizado entre 2004 e 2007. Desde 2008, a ação é desenvolvida no bairro Bom Jesus, onde já beneficiou cerca de 500 jovens, aproximadamente. A cada ano o projeto agrega em torno de 40 a 60 crianças, afirma a artista circense e professora Débora Rodrigues, coordenadora das oficinas. Temos alunos que estão conosco há seis anos, já e em nível bastante avançado, destaca. Os beneficiários, em sua maioria, residem no bairro Bom Jesus, mas a cada ano este perfil tem se ampliado para atender moradores de outras comunidades, desde que estejam freqüentando a escola.

Premiação

Na noite do dia o último dia 02 de dezembro, em evento no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, o Circo Girassol, na pessoa de seu diretor, Dilmar Messias, recebeu o Prêmio Humanidades concedido pelo Instituto Brasileiro da Pessoa. Dilmar Messias foi destacado pelo relevante serviço que vem prestando na defesa e preservação dos direitos cidadãos no Estado do Rio grande do Sul/Brasil, por meio de seu projeto de oficinas sociais desenvolvido na comunidade do bairro Bom Jesus e coordenado por  Débora Rodrigues, com quem dividiu o mérito da premiação.

SERVIÇO:

O Quê: Apresentação de resultados do projeto Escola Circo Girassol Oficinas de Técnicas Circenses

Onde: Circo Girassol – Rua Sinval Saldanha, 286, bairro Bom Jesus, Porto Alegre-RS

Quando: Dia 17 de dezembro de 2015, quinta-feira, às 20h

Quanto: Entrada franca

Informações: (51) 3387.8595 ou pelo e-mail produção@circogirassol.com.br