Cia Municipal de Dança de Porto Alegre encerra ano com quatro obras inéditas

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre encerra o ano com quatro novas obras que traduzem sua versatilidade ao usar diversas linguagens de dança, dias 18, 19 e 20 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Renascença. A entrada é franca, mas quem quiser pode colaborar com qualquer quantia para o tratamento de saúde de Edinho Dorneles, ex-bailarino da Cia.

Fotos Natalia Utz - Narciso4

No programa, Ilação, criado pelo bailarino Driko Oliveira a partir de referências de danças urbanas; Narciso, uma criação de Douglas Jung, graduado em composição coreográfica na SEAD/Áustria; Água Viva, um mergulho no universo de Clarice Lispector com direção coreográfica de Eva Schul; e *Scanner,  criação coletiva dos bailarinos com o diretor Airton Tomazzoni.

A Cia realizou sua primeira audição em maio de 2014 e teve a estreia do seu primeiro espetáculo, Salão Grená, em novembro de 2014, no Auditório Araújo Vianna, para uma plateia de 3 mil espectadores. Ao longo de 2015 a Cia vem cumprindo uma intensa agenda de apresentações na capital e interior.

Recentemente a Cia foi contemplada no programa de patrocínio O Boticário na Dança para turnê nacional em 2016. O Projeto da Cia também mantém seis Escolas preparatórias de Dança em bairros da cidade, oferecendo formação em dança gratuitamente para crianças e jovens.

A Cia é formada por intérpretes com experiências em diversas linguagens de dança, do balé ao contemporâneo, das danças urbanas às danças populares. Assim, um núcleo de artistas com diversos saberes coreográficos que estão se permitindo dar o tempo de escuta, de trabalho e de entendimento para produzir obras singulares e que permitam revelar as diversas “vozes” que o compõe, sua versatilidade.

Foto Natália Utz - Água Viva3

Adágio no vocabulário musical indica uma obra com movimento mais vagaroso. Mas Adágio também é sinônimo ditado, uma forma de sabedoria popular. Nossos adágios são assim constituídos: do devido tempo para se maturar e de saberes que são encontrados no cotidiano, nas diversas expressões culturais que nos constituem. É um pouco a tradução do trabalho da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, um sonho acalantado por 70 anos e que vem se permitindo dar o tempo para encontrar sua identidade sem perder as referências do contexto cultural da nossa cidade.

Em tempos de tanta velocidade, permitir estar junto, trocar, compartilhar experiências, conhecimentos. Assim foi organizado esses adágios, de quatro diferentes tempos, em quatro diferentes movimentos. As obras inéditas são assinadas por dois jovens criadores, uma experiente coreógrafa e uma criação coletiva desenvolvida por um núcleo de bailarinos da Cia.

Data: 18, 19 e 20 de dezembro de 2015 (sexta-feira, sábado e domingo)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307). A entrada é franca, mas quem quiser pode colaborar com qualquer quantia para o tratamento de saúde de Edinho Dorneles, ex-bailarino da Cia.

 

 

Por: Lúcia Karam