Galeria Encarta inaugura a exposição “Contiguo”

A exposição “Contiguo”, das artistas Claudia Lee e Francisca Montes, inaugura no dia 25 de novembro de 2015 (quarta-feira), às 19h, na Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943), Porto Alegre / RS. A exposição fica em cartaz até 24 de janeiro de 2016. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 19h, sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 18h. A entrada é franca.

porto-alegre-galeria-encarta-exposicao-contiguo-1

A mostra é a adaptação de um projeto que mapeou o Parque André Jarlan, comuna de Pedro Aguirre Cerda, visando a reconexão entre arte e comunidade, a partir de um exercício contextual de ativação da memória. Utilizando fotografia, vídeo, escultura e instalação para exibir o resultado de uma série de operações acerca de um determinado entorno, “Contiguo” se fundamenta na produção de obras que tornam visíveis modificações ou transformações territoriais na cidade. Claudia e Francisca têm em comum uma linguagem visual que as permite elaborar em conjunto uma poética do periférico, a partir de jogos operacionais visuais ou textuais que discutem os espaços enquanto territórios ativos.

As obras da mostra integram um sistema de tradução do material recolhido na investigação e propõem um outro olhar sobre aspectos identitários do lugar, a partir de estratégias específicas de visualização. Para interagir com o contexto, as artistas recorrem a operações visuais. No caso de Claudia, recolher e reproduzir objetos que se encontram em condição de lixo, resíduos da cultura de massas inerentes à cidade de Porto Alegre, e no de Francisca, delimitar o território a partir de um olhar panorâmico, captado desde um drone, sobre a geografia do lugar.

 

Por: Sortimentos