Galeria Mascate apresenta mostra Ocupação

A Galeria Mascate ( Rua Laurindo, 332 – Bairro Santana ), em Porto Alegre / RS, apresenta até o dia 20 de novembro de 2015, com visitação aberta ao público e gratuita, de terça a sábado, das 14h às 18h, a mostra intitulada ‘Ocupação’, dos fotógrafos José B. Glass, Iara Nunes, Ricardo Neves e Thiéle Elissa, Os artistas integram o Grupo de Estudos em Fotografia da Galeria Mascate, coordenado por Marco A. F. e Tiago Coelho. São trabalhos que exploram as mais diversas possibilidades de linguagem, reforçando a pluralidade e o protagonismo da fotografia enquanto meio expressivo na contemporaneidade.

Porto-Alegre-Exposicao-Ocupacao

No andar inferior, Iara Nunes e Ricardo Neves exploram os ambientes impessoais e burocráticos de repartições públicas para fazer, cada um ao seu modo, uma espécie de arqueologia do contemporâneo. Em “O Arquipélago”, Neves investiga um departamento de tecnologia da informação, onde as interfaces virtuais se projetam sobre o espaço físico. Já a série “Id9037a84”, de Iara, questiona a burocracia, apropriando-se de retratos 3×4 copiados de dentro dos processos. Onde se espera conhecer a face do indivíduo, apenas vestígios ilegíveis, acumulados sem sentido prático em todo tipo de requerimento. Um retrato que nada revela, senão o absurdo.

Na galeria superior, Thiéle Elissa e José B. Glass apresentam trabalhos que partem do ato de construção e visitação de memórias. “O avesso do sublime” tem como ponto de partida os slides que Glass tomou da família durante a década de 1970. Debruçando-se sobre o próprio arquivo, o autor cria uma narrativa descontinuada e lacunar, buscando assim aproximar-se do ato de rememoração, uma experiência para além dos limites da lógica de um tempo linear. Thiele, em “Apto 202” procura retratar de forma íntima e afetiva a vida de Diná, sua tia e espécie de segunda mãe. Através dos ambientes e objetos do pequeno apartamento habitado por Diná, cria um pequeno conto sobre a beleza presente na aparente banalidade do cotidiano.

 

Por: Sortimentos