Fora de Quadro estreia no dia 20 de outubro no Canal Brasil

Série de 13 episódios produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, escrita e dirigida por Janaína Fischer e Marcio Schoenardie, retrata os bastidores de um set de filmagem.

MfNu1fb5WfMwAnIXmfzBLh5PAoujd6vUNZgGaBmB0sM
Clique na foto para assistir ao teaser – Crédito: Isadora Victoria

 

Fora de Quadro, um projeto da Casa de Cinema de Porto Alegre estreia no dia 20 de outubro na programação do Canal Brasil. A série de 13 episódios tem roteiros e direção de Janaína Fischer e Marcio Schoenardie e foi rodada durante o primeiro semestre de 2015 em Porto Alegre e recebeu financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual.

A comédia retrata o dia a dia de profissionais de uma equipe de filmagem que nunca aparecem em frente às câmeras. Aqui, os protagonistas são pessoas que fazem cinema, vivem disso, mas não aparecem nem no making of das produções: o motorista, o maquinista, a responsável pela alimentação, entre outros.

O universo dos bastidores já foi tema de diversos filmes e seriados que inspiram a série, como: “30 Rock”, “Noite Americana”, “Entrevista”, e “The News Room”. O que diferencia Fora de Quadro das outras produções sobre os bastidores do cinema e televisão é o destaque para personagens que em geral não são protagonistas, e, apesar de longe das câmeras, são fundamentais para que as gravações aconteçam.

O cenário é o lado menos glamoroso de qualquer filmagem: atrás do caminhão gerador, perto do cafezinho, do lado de fora do estúdio ou em qualquer outro lugar onde se possa fumar. As histórias são contadas através das relações entre estes personagens e permeadas pelo dia a dia de um ambiente de filmagem onde se está quase sempre atrasado e onde pode acontecer de um figurante vestido de astronauta comer um sanduíche ao lado de uma estrela da TV semi-nua.

Os roteiros contaram com a colaboração de Lívia Ruas.  No elenco, Áurea Baptista, Álvaro Rosa Costa, Duda Meneghetti, Eduardo Mendonça, Pitti Sgarbi e Thiago Prade. A Produção Executiva é de Nora Goulart e Direção de Produção de Luísa Adegas. Gert Seewald assina a Direção de Arte, Cláudia Velasco e Márcia Nascimento os figurinos, Britney a caracterização. A direção de fotografia é de Luciana Baseggio e a montagem de Giba Assis Brasil, Jonatas Rubert e Paulo Padilha.

Estreia: terça, dia 20/10, às 20h30. Alternativos: sexta, às 17h30 e sábado, às 13h.

 

Por: Bruna Paulin