Festival de Artes 50 anos do Goethe-Institut Porto Alegre está com inscrições abertas

Com inscrições abertas até 02 de outubro, o Festival de Artes 50 anos do Goethe-Institut Porto Alegre encerra a programação de aniversário da instituição. O projeto tem como objetivo estimular a experimentação, risco, criatividade e possibilidades de diálogo entre diferentes linguagens artísticas, investindo na colaboração entre artistas e trabalhando a partir de parcerias com diferentes iniciativas culturais.

logo-50-anos-

O edital selecionará três projetos inéditos desenvolvidos em colaboração por artistas de pelo menos duas linguagens artísticas distintas. Os formatos propostos poderão ser os mais variados e experimentais – performance, ação, instalação, intervenção, projeção, rádio, revista, sarau – sendo que as três propostas selecionadas serão apresentadas ao longo de uma mesma semana, em diferentes espaços da cidade de Porto Alegre, em dezembro.

Cada grupo ou artista selecionado receberá um prêmio de R$ 3.500,00. Além da premiação, cada um dos três projetos uma verba de produção para executar as propostas. As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas para o email: projetos@portoalegre.goethe.org . Para mais informações, acesse o edital: http://www.goethe.de/mmo/priv/14680681-STANDARD.pdf

O projeto 50 anos Goethe Institut é uma realização do Goethe Institut Porto Alegre, através da lei de incentivo à Cultura, com patrocínio da Sthil.

Saiba Mais

Atuante em todo o mundo, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural da República Federal da Alemanha. Sua missão é promover o conhecimento da língua alemã no exterior e estimular a cooperação cultural dos mais diversos países com a Alemanha. No Brasil, como em outras localidades, sua rede de institutos e espaços culturais assume um papel central no âmbito da política cultural e educacional da Alemanha no exterior, ao mesmo tempo em que estabelece cooperações regulares com instituições culturais locais, privadas e públicas, municípios, instâncias estaduais e empresas.

No caso de Porto Alegre, o Goethe-Institut insere-se em um contexto particular, amplamente marcado pela imigração de países europeus e, em especial, da Alemanha. Assim, para além de suas atividades voltadas ao ensino e à difusão da cultura alemã, assume uma função primordial no fomento do diálogo e intercâmbio entre o Brasil e a Europa.

Ao completar 50 anos de intensa atuação na comunidade de Porto Alegre, o Goethe-Institut reafirma seu papel no estímulo à criação e experimentação artística e no diálogo com diferentes setores e agentes da cultura, trabalhando a partir de linguagens variadas, do teatro às artes visuais, e investindo em uma programação que reforça o seu compromisso de atuar para além dos muros da instituição. O diálogo entre diferentes linguagens artísticas, a colaboração e o esforço de descentralização são as marcas da programação de comemoração dos 50 anos do Goethe Porto Alegre.

 

Por: Bruna Paulin