Feira do Livro de Porto Alegre 2015 – Câmara Rio-Grandense do Livro divulga lista dos patronáveis

A Câmara Rio-Grandense do Livro divulgou a lista dos patronáveis da edição 2015 da Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro: Cíntia Moscovich, Dilan Camargo, Maria Carpi, Santiago e Valesca de Assis. O posto foi ocupado, em 2014, pelo escritor Airton Ortiz e o nome do próximo patrono deve ser anunciado no final de setembro.

porto-alegre-feira-do-livro-de-porto-alegre-2015

Na escolha, serão levados em conta aspectos como qualidade, extensão e importância do conjunto da obra; representatividade no meio intelectual e na sociedade; e serviços prestados ao livro. Os candidatos podem ter obras publicadas em qualquer gênero (não exclusivamente literário) e devem ser gaúchos ou radicados no Estado há mais de cinco anos.

Como é feita a seleção

A escolha do patrono é realizada em duas etapas. Primeiro, a Câmara Rio-Grandense do Livro promove uma votação entre seus associados, para a escolha dos patronáveis. Participa da segunda votação o conselho integrado por patronos de edições anteriores da Feira, ex-presidentes e associados da Câmara e representantes da comunidade cultural (reitores, diretores de faculdades, titulares de entidades culturais e sociais envolvidas com o livro, e parceiros especiais da Feira). O mais votado é o homenageado e recebe o posto das mãos de seu antecessor.

Os candidatos

Cíntia Moscovich – Nasceu em Porto Alegre em 1958. É escritora, jornalista, mestre em Teoria Literária e foi diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul. Seu livro de estreia, O Reino das Cebolas (1996), foi indicado ao prêmio Jabuti. Em 2013, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Literário Portugal Telecom, na categoria contos/crônica, e venceu o Prêmio Clarice Lispector, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional. Em 1995, ganhou o Concurso de Contos Guimarães Rosa, da Rádio France Internationale, de Paris. Entre suas obras, estão os volumes de contos Essa Coisa Brilhante que é a Chuva (2012), Anotações Durante o Incêndio e Arquitetura do Arco-Íris, e romances como Duas Iguais e Por Que Sou Gorda, Mamãe?. Em 2009, uma de suas histórias curtas foi incluída na nova edição da antologia Os Melhores Contos Brasileiros do Século, organizado por Ítalo Moriconi para a editora Objetiva.

Maria Carpi – Nascida em Guaporé, em 1939, mora em Porto Alegre desde os 15 anos. Começou a publicar seus poemas aos 50 anos. Em 2014, lançou seu 13º livro: O Perdão Imperdoável. Professora, advogada e defensora pública, já publicou, entre outros, Nos Gerais da Dor (1990), Desiderium Desideravi (1991), Vidência e Acaso (1992) e A Migalha e a Fome (2000). Também organizou as antologias pessoais Pequena Antologia (1992) e Caderno das Águas. Seu livro A Chama Azul venceu o Açorianos 2012 na categoria Poesia. Tem obras traduzidas para o francês e o italiano.

Dilan Camargo – Poeta, escritor e compositor nascido em Itaqui. Estreou na literatura com a coletânea poética Em Mãos, em 1976, e, de lá para cá, publicou vários outros livros de poemas e infantis, como Diário sem Data de uma Gata, O Embrulho do Getúlio e BrincRIar – este último vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura em 2008. Em 2012, lançou a antologia de contos para o público juvenil O Man e o Brother e, em 2014, publicou três livros de poesia infantil: Um Caramelo Amarelo Camarada, Álbum da Fe-Li-Cidade II e Rimas pra Cima. É coautor de sucessos da música nativista, como Pampa Pietá e Tropas de Maio.

Valesca de Assis – Natural de Santa Cruz do Sul, Valesca cursou a Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora de História especializada em Ciências da Educação. Em 2010, lançou sua primeira obra infanto juvenil, Um Dia de Gato. Tem participado de várias antologias e publicou um e-book, Tábua dos Destinos, pela Tertúlia e-books, de Portugal. Estreou como escritora em 1990, com A Valsa da Medusa, obra que recebeu Voto de Congratulações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Também publicou os livros. A Colheita dos Dias, O Livro das Generosidades – Receitas Compartilhadas, Harmonia das Esferas, que obteve o prêmio Revelação de Autor, da Associação Paulista de Críticos de Artes, em 2002 e o Prêmio Especial do Júri, da União Brasileira de Escritores além de ter sido finalista do Prêmio Açorianos. Pelo livro Todos os Meses, recebeu o Prêmio AGES/Livro do Ano/2003, na categoria, e por Diciodiário, da coleção Grilos, o Prêmio O SUL-Nacional e os Livros/2005;

Santiago – Neltair Rebés Abreu (Santiago) nasceu em Santiago do Boqueirão, no Estado do Rio Grande do Sul, em 14 de setembro de 1950. Iniciou-se na arte da caricatura, retratando humoristicamente os professores dos tempos de escola. Publicou pela primeira vez no suplemento humorístico O Quadrão, do jornal Folha da Manhã. Começou a trabalhar profissionalmente na Folha da Tarde, onde fez por nove anos a charge editorial do jornal, até o seu fechamento. Colaborou, ainda, com Correio do Povo, Coojornal, Pasquim e O Estado de S. Paulo. É autor de 16 livros e vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais. Criador do Macanudo Taurino Fagunde, personagem baseado no gaúcho típico do pampa, Santiago dedica grande parte de seu tempo à produção de desenhos feitos para mostras, concursos e publicações internacionais. Integra grupo de cartunistas distribuído no mundo inteiro pela agência “Cartoonists & Writers Syndicate” de Nova Iorque.
Em 1994, a revista Witty World, voltada para profissionais do desenho humorístico, incluiu Santiago na lista dos 13 melhores do mundo no gênero “Gag Cartoon” (cartum de uma única cena), após uma pesquisa realizada entre os leitores-cartunistas.

 

Por: Sortimentos