Trensurb realiza tertúlia literária em comemoração a Semana Farroupilha

Em comemoração as tradições gaúchas e os festejos da Revolução  Farroupilha, comemorado em 20 de setembro, por meio da Biblioteca Livro Sobre Trilhos (BLST), a Trensurb realiza, de 14 a 18/09, a Tertúlia Literária da Cultura Gaúcha. Durante o período serão realizadas apresentações artísticas tradicionalistas, contação de histórias, declamação, mostra de brinquedos tradicionais regionais, além de distribuição de livros para as pessoas que circularem pela Estação Mercado e na própria BLST, durante as datas previstas na programação.

As ações que serão desenvolvidas na Semana Farroupilha têm como objetivo aproximar os usuários da cultura campeira presente na história gaúcha até os dias de hoje. Para o diretor-presidente da Trensurb, “essa é mais uma oportunidade de divulgar nossas tradições, através dessa ação literária e, também, aproximar nossos usuários dos serviços oferecidos pela Biblioteca Livros Sobre Trilhos”.

A programa tem início nesta segunda-feira (14/09), às 10h30, com apresentação musical no Espaço Cultural da Estação Mercado, localizado no saguão do local. À tarde, às 15h, o Grupo Cataventus efetuará contação de histórias abordando as lendas gaúchas, na Biblioteca Livro Sobre Trilhos, na plataforma de embarque da Estação Mercado. A atividade será acompanhada com a distribuição de material para colorir, destinado especialmente às crianças (abaixo a programação completa).

Livros sobre Trilhos e Livros Livres nas estações

A Biblioteca Livros sobre Trilhos, mantida pela Trensurb e com a parceria o Instituto Brasil Leitor, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. A biblioteca conta com 6,5 mil livros, 3,7 mil sócios e já contabiliza mais de 52 mil empréstimos. Somente em 2014, foram 6,5 mil empréstimos e o acervo, ampliado apenas através de doações, aumentou em cerca de mil publicações.

Para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (originais e cópias), juntamente com uma foto 3×4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barras para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.

Também faz parte do serviço da biblioteca o projeto Livros Livres, localizados nas estações São Pedro, Canoas, Mathias Velho, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Fenac e Novo Hamburgo. Nesses locais existem caixas customizadas, onde são disponibilizados diversos títulos de livros aos usuários do trem, e os usuários podem escolher as obras do seu agrado e pegá-las e ler no trem, em casa ou em qualquer outro lugar de preferência. Finalizando a leitura, o usuário pode colocar a obra novamente na caixa ou transferí-la diretamente para algum outro leitor.

 

Programação

Dia 14 (segunda-feira)

10h30 – Apresentação musical

Local: Espaço Cultural da Estação Mercado

Distribuição de Livros

Participação ZURBINHO

15h – Contação de História LENDAS GAÚCHAS com o Grupo Cataventus

Local: Biblioteca livros sobre Trilhos

Distribuição de material para colorir

Mostra de Brinquedos Folclóricos Tradicionais;

Local – Biblioteca Livros sobre Trilhos.

 

Dia 15 (terça-feira)

10h – Roda de chimarrão

Local – Biblioteca Livros sobre Trilhos

Exposição de artigos Tradicionalista Gaúcho

Local – Biblioteca livros sobre Trilhos

Mostra fotográfica de Indumentária Gaúcha

Local – Biblioteca Livros sobre Trilhos

 

Dia 16 (quarta-feira)

10h30 – Distribuição de doce da Culinária Gaúcha

Local – Plataforma de embarque da Estação Mercado

15h – Apresentação Artística – Dança de Fandango

Local – Espaço Cultural da Estação Mercado

 

Dia 17 (quinta-feira)

10h – Bookcrossing + Interprete vocal no trem + Ação de marketing

Biblioteca

Local – Estação Novo Hamburgo seguindo para demais estações

15h – Declamação

Local – Espaço Cultural da Estação Mercado

Biblioteca Livros sobre Trilhos

 

Dia 18 (sexta-feira)

10h30 – Apresentação musical

Local: Espaço Cultural da Estação Canoas

Distribuição de Livros

15h – Oficina EVOLUÇÃO DA INDUMENTÁRIA GAÚCHA com o Grupo Cataventus

Local – Biblioteca Livros sobre Trilhos

Mostra de Brinquedos Folclóricos Tradicionais

Local – Biblioteca Livros sobre Trilhos.

 

Por: Imprensa Trensurb