Exposição X: o racismo em discussão na Galeria Ecarta

A Galeria Ecarta inaugura, no dia 19 de setembro, a mostra X, com obras de Carlos Vergara, Moisés Patrício e Rafael RG. A proposta aborda uma das questões mais contundentes que a sociedade brasileira precisa enfrentar para se desenvolver de forma justa e digna: o racismo direcionado aos negros.

mostra-X-Carlos-Vergara

Em um contexto de “racismo estrutural e institucionalizado” ‒ conforme a definição da ONU em relatório de 2014 sobre a discriminação racial no país ‒, X apresenta-se como uma resposta à onda conservadora que toma conta do debate público nacional. Além disso, busca estabelecer um espaço de reflexão crítica sobre o problema, tomando como eixo central para o seu combate um diálogo com as reflexões e expressões desenvolvidas pelo povo negro. Essa interlocução observa os lugares de fala dos envolvidos como forma de perceber problemas e privilégios presentes no racismo estrutural e institucionalizado. A curadoria é assinada em dupla por Luisa Duarte, crítica de arte, e Leo Felipe, diretor artístico da Galeria Ecarta.

Biblioteca temática e rodas de conversa

A mostra X contará também com uma biblioteca temática, formada por uma fortuna crítica literária sobre racismo direcionado aos negros. Durante o período da mostra, estarão disponíveis para consultas trabalhos de referência sobre escravidão, racismo, colonialismo e cultura afro-brasileira. Entre os autores e pensadores, nomes como Franz Fanon, NeiLopes, Chimamanda Ngozi Adichie, Kabengele Munanga, Carolina de Jesus, Reginaldo Prandi e Oliveira Silveira.

A programação inclui ainda as Rodas de Conversa com grupos de ativistas, artistas e pesquisadores. Esses encontros visam tornar públicas as recentes discussões sobre as implicações históricas, políticas e sociais do racismo, bem como as formas de combatê-lo, um debate geralmente restrito às esferas da Academia ou da militância política. A coordenação é de Fernanda Oliveira, doutoranda em História e responsável pela consultoria na elaboração do referencial bibliográfico da exposição,

“Compreender o racismo exige a problematização da branquidade, a qual sustenta a consciência dos sujeitos que compõem a sociedade e, por vezes, mesmo que inconscientemente, se beneficiam de privilégios que corroboram com a manutenção da ideia de raça e, consequentemente, do racismo. A luta contra o racismo necessariamente passa pela problematização dos privilégios da branquidade”, aponta Fernanda.

Visita guiada aos Territórios Negros de Porto Alegre

Integrando a programação de X, no sábado, dia 19 de setembro, às 14h, o ônibus do projeto Territórios Negros realizará o seu roteiro por áreas ligadas à cultura e à história dos afro-brasileiros em Porto Alegre. Com a presença dos curadores da mostra, a atividade é restrita a convidados.

“O X é o fator indeterminado, a incógnita que precisamos solucionar para seguirmos adiante como sociedade. O *X* do ativista Malcolm, marcado para morrer como muito jovens negros nesse país. O *X* da encruzilhada, o espaço mágico da religiosidade afro. A Galeria Ecarta fica em frente aos Campos da Redenção, local que há 80 anos teve seu nome branqueado para Parque Farroupilha. Há uma rica história construída pelos negros em nossa cidade que muita gente desconhece”, considera Leo Felipe.

A exposição X fica em cartaz na Galeria Ecarta até 15 de novembro. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h. Informações pelo telefone 51 4009.2971. A entrada é franca.

Mais informações sobre o projeto Territórios Negros estão disponíveis neste endereço: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/gpn/default.php?p_secao=18

Serviço:

Exposição “X” – Com obras de com obras de Carlos Vergara, Moisés Patrício e Rafael RG

Curadoria:  Leo Felipe e Luisa Duarte

Onde: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Abertura: 19 de setembro, sábado, às 17h

Visitação: até 15 de novembro, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h

Quanto: Entrada franca

 

Por: Dóris Fialcoff