‘Vertigens’ é atração no Porto Alegre Em Cena neste final de semana

O Circo Girassol apresenta no espetáculo Vertigens as pesquisas coreográficas desenvolvidas pelo Núcleo de Aéreos, uma iniciativa da atriz e artista circense Débora Rodrigues, que desenvolveu, durante o ano de 2012 e 2013, pesquisas das várias linguagens aéreas. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte / Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo 2011 e une-se à outra pesquisa coreográfica desenvolvida por Débora, “Tecendo o Invisível”, resultado do seu mestrado em Artes Cênicas do PPGAC/ UFRGS, concluído em 2012, no qual se concentrou em Processos de Criação Cênica. Nesta pesquisa, ela faz uma transposição da linguagem do tecido aéreo circense para a criação de uma cena teatral, tendo a personagem Lady Macbeth, como inspiração.

Núcleo de Aéreos do Circo Girassol apresenta: Vertigens no Teatro Renascença

Vertigens participa da programação do 22° Porto Alegre em Cena neste próximofinal de semana, dias 05 e 06 de setembro, às 20h, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. A montagem, com coreografias assinadas pela bailarina Simone Rorato, deverá surpreender o público pela criatividade no uso de equipamentos aéreos diversificados do tecido, do trapézio e da lira, bem como pela utilização da dança área na corda de rappel e elásticos, o que imprime ao conjunto uma característica transdisciplinar. O espetáculo é dividido em dois atos: o primeiro inspirado na personagem Lady Macbeth, que utiliza o tecido como forma de expressão, interpretado com virtuosismo por Débora Rodrigues. O segundo, dança com cordas no ar e na parede, transmitindo ao público a sensação vertiginosa da leveza e do lírico.

O Núcleo de Aéreos foi orientado pela coreógrafa e bailarina Simone Rorato, que integra o elenco, ao lado de Geórgia Macedo, Hálida Maria, Consuelo Vallandro, Diego Steffani, Edson Ferraz, Gelson da Rosa e a própria Débora Rodrigues.

Dedicando-se há 14 anos ao estudo de técnicas do aéreo, Débora Rodrigues é uma das principais responsáveis pela divulgação desta arte no Rio Grande do Sul, tendo se tornado uma referência, no Brasil, no ensino e na prática de técnicas de tecido aéreo, trapézio fixo e lira. Com histórico relevante, a artista vem se destacando no âmbito nacional, pela criação e desenvolvimento de seus espetáculos dirigidos por Dilmar Messias, garantindo ótimos resultados nas apresentações da companhia.

SERVIÇO:
O Quê: “Vertigens”, espetáculo de dança com o Núcleo de Aéreos do Circo Girassol, na programação do 22º Porto Alegre Em Cena
Quando: Dias 05 e 06 de setembro, às 20h
Onde: Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre
Ingressos: http://www.portoalegreemcena.com
Duração: 50 minutos, com intervalo de 5 minutos
Classificação etária: Livre
Características do Espaço: Lotação – 280 lugares – Acessibilidade para PPDs – Ambiente climatizado – Estacionamento com vagas limitadas

 

Por: Silvia Abreu