Secretaria da Cultura contrata projeto para restauro do MARGS

Serão investidos R$ 130 mil na recuperação de espaços físicos e climatização do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Os secretários de Estado da Cultura, Victor Hugo, e de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, assinaram nesta quarta-feira (26) o contrato com o escritório de arquitetura de Simone Neutzling, que foi selecionada para fazer o projeto arquitetônico e os projetos complementares das obras. Tão logo o projeto seja concluído, haverá uma licitação pública para a execução. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração Crescimento (PAC) Cidades Históricas.

margs

Victor Hugo destaca o significado do ato. “Esta é mais uma ação que encontrei em andamento quando assumi a pasta, e que solicitei à minha equipe que desse prioridade. Hoje podemos comemorar o avanço desta matéria. A assinatura deste contrato é um ato que materializa nossa vontade de fazer”, afirmou

O PAC Cidades históricas é um programa do Governo Federal, coordenador pelo Ministério do Planejamento e executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O superintendente da Regional Sul do Iphan, Eduardo Hahn participou do ato de assinatura e disse que o momento “é muito importante porque significa o inicio da recuperação do Patrimônio Histórico com recursos do PAC Cidades Históricas. Este é o primeiro contrato, dos quatro autorizados, a ser assinado”, concluiu.

Sobre o MARGS
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS – é o principal museu de arte do Estado e um dos mais importantes do país. Seu acervo reúne mais de 2.800 obras de artistas nacionais e internacionais, compondo um panorama dos movimentos artísticos da arte brasileira ao longo do século XX e, sobretudo, das artes visuais no Rio Grande do Sul, desde os seus primórdios, no século XIX, até os dias atuais.

Referência obrigatória para o estudo, conservação e divulgação da arte no Rio Grande do Sul, o MARGS foi fundado em 27 de julho de 1954 pelo artista paulista e professor Ado Malagoli, na época radicado no sul do País. Em 1978 o Museu instalou-se definitivamente no prédio localizado na Praça da Alfândega, antiga Delegacia Fiscal, construído em 1913, no Centro Histórico de Porto Alegre.

O MARGS exerce uma função cultural preponderante no Estado, articulado com outros museus do país, proporciona sustentação a projetos nacionais e internacionais. A primeira grande restauração do prédio ocorreu nos anos de 1996 e 197 a partir daí foi palco de grandes exposições de arte.

PAC Cidades Históricas
Em 2013, de forma até então inédita na história das políticas de preservação, o Ministério do Planejamento autorizou a criação de uma linha destinada exclusivamente aos sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan, dando origem ao PAC Cidades Históricas.

Foram destinados R$ 151,2 milhões para quatro cidades gaúchas: Porto Alegre, São Miguel das Missões, Pelotas e Jaguarão. Os recursos serão usados em 29 ações de revitalização do patrimônio público, onde estão incluídas as restaurações de museus, centros culturais e teatros.

O PAC tem por objetivo preservar o patrimônio brasileiro, valorizar a cultura nacional e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida.

 

Por: Cultura RS