Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estreia série Araújo Vianna com homenagem a Geraldo Flach

A série Araújo Vianna da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre terá sua estreia no domingo (23.08.15), às 11h. O evento é o primeiro de uma parceria entre a Fundação Ospa e a Secretaria da Cultura de Porto Alegre que promove,a partir de agosto, concertos especiais ao Auditório Araújo Vianna, localizado no Parque Farroupilha. Será dada continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no local, iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós.

Ospa-Orquestra-Sinfonica-de-Porto-Alegre

A estreia será em homenagem ao músico gaúcho Geraldo Flach, falecido em 2011. O evento contará com a participação de grandes nomes como Lucinha Lins, Virgínia Rosa, Lúcia Helena e Victor Hugo, além da banda formada pelos antigos parceiros de Flach. Evandro Matté, diretor artístico da Ospa, regerá a apresentação.A entrada é franca.

Os outros concertos da série Araújo Vianna, ocorrerão nos dias 1º de novembro, com a apresentação com o Coro Sinfônico e o Quinteto Villa-Lobos; 24 de novembro, com o evento Música dos Gaúchos, dedicado à música feita no Rio Grande do Sul; e, 6 de dezembro, com o concerto Música de Cinema, com trilhas de filmes.

O Concerto – A orquestra prepara o primeiro grande espetáculo dedicado à produção do músico após o seu falecimento. Antigos parceiros do pianista e compositor, que completaria 70 anos no dia 6 de agosto, farão participações especiais. Em 50 anos de atuação artística, Geraldo Flach deixou uma obra musical rica e extensa que o coloca ao lado dos maiores nomes da música instrumental brasileira. Foi compositor, participou de festivais de jazz no Brasil e no exterior, fez trilhas para filmes e produziu shows memoráveis. Era dono de uma técnica apurada no toque do piano, e de uma impressionante capacidade criativa de improvisar. Foi referência inspiradora para diversos músicos de Porto Alegre, especialmente os pianistas.

A banda que tocava com ele, formada por Ricardo Arenhaldt (bateria), Ricardo Baumgarten (baixo) e Fernando do Ó (percussão), se reúne pela primeira vez sem Geraldo, e marca presença no tributo, assim como o pianista Cristian Sperandir, um dos instrumentistas que absorveram suas influências.

Programa – O concerto inicia com obra de Heitor Villa-Lobos, que o homenageado muito apreciava, O trenzinho caipira, parte das Bachianas Brasileiras nº 2. Fora essa composição, o programa, elaborado com as músicas que Geraldo escolheu para os seus últimos concertos com orquestra, é todo formado por peças de Flach. Uma parte delas foi escrita em parceria com outros nomes, como Jerônimo Jardim e Arthur Verocai. Alguns dos arranjos orquestrais foram feitos por ele mesmo, e outros foram realizados por Alexandre Ostrovski e Pedrinho Figueiredo.

A escolha das músicas cantadas relaciona-se com a história de cada intérprete que participa da apresentação. Luciah Helena, cantora que foi dirigida por Geraldo no espetáculo Elis – Tanta Luz, sobe ao palco para cantar Abolerado Blues, por ela já gravada. Já Marcelo Delacroix, que nutria grande admiração pelo trabalho do homenageado, apresentou-se ao lado de Geraldo na última exibição do músico com orquestra, ocorrida em 2010. Ele canta Um Novo Rumo.

orquestra-sinfonica

Geraldo Flach deixou um legado musical de grande importância. Atuou com artistas como Elis Regina, Nana Caymmi e Djalma Corrêa, e lançou vários discos, além de ter composto a trilha sonora do premiado filme Ilha das Flores. “Nada melhor para começar a série Araújo Vianna do que um tributo a esse importante artista do RS”, comenta Evandro Matté.

Com essa série, que pretende apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, será dada continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna, iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós. “Esse é um espaço histórico para a cultura de Porto Alegre e de nosso Estado. Na década de setenta, a Sinfônica realizou inúmeros espetáculos ali, inclusive ópera”, completa o maestro Evandro.

 

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estreia série Araújo Vianna com homenagem a Geraldo Flach
Auditório Araújo Vianna (avenida Osvaldo Aranha, s/nº – Redenção), em Porto Alegre. Entrada Gratuita
A distribuição de senhas para o espetáculo será feita da seguinte forma:
Sábado, dia 22, das 9h às 17h
Domingo, dia 23/08, das 9h às 11h
Local: Bilheteria do Auditório Araújo Vianna
Cada pessoa poderá retirar duas senhas
Informações (51) 3222-7387

 

Por: Sortimentos