Governo sanciona lei que institui 7 de agosto como Dia do Escultor Gaúcho

O governador José Ivo Sartori sancionou, nesta sexta-feira (7), a lei que institui o Dia do Escultor do Gaúcho. A data será comemorada em 7 de agosto em homenagem ao escultor Xico Stockinger, que completaria hoje 96 anos.

11822342_994140217304238_4939285030856938098_n

O ato de assinatura lotou o Palácio Piratini de escultores e artistas de outros segmentos da cultura e contou com as presenças da viúva de Xico, Yedda Stockinger, e dos filhos Francisco Antônio e Jussara Stockinger. Também participaram da solenidade o deputado Juliano Roso, autor do projeto de lei, e os presidentes do Conselho Estadual de Cultura, Neidmar Charão Alves, e da Associação de Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (AEERGS), Vinicius Vieira.

O governador falou do significado de valorizar a arte para dar luz ao talento de pessoas que, num mundo com tanta tecnologia, ainda preservam o produto feito pelas mãos: “Esculturas têm significado, contam histórias e expressam uma manifestação da sociedade em que se vive”, destacou. Sartori acrescentou que a arte também é uma forma de mudar a vida, um ato de transformação de mentes e de atitudes.

“Além do reconhecimento de uma atividade importante do segmento cultural, o Dia do Escultor Gaúcho representa a figura de Xico Stockinger no campo das artes e serve de estímulo para novos artistas. Este dia, acima de tudo, mostra o quanto Xico conseguiu agregar a comunidade cultural com o governo e a sociedade”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo.

Francisco Alexandre Stockinger nasceu na Áustria, em 7 de agosto de 1919, e faleceu em Porto Alegre, em 12 de abril de 2009. Naturalizado brasileiro, em 1954 escolheu o Rio Grande do Sul para viver e produzir, e em pouco tempo se tornou o mais conhecido e significativo escultor a produzir no Rio Grande do Sul.

 

Por: Cultura RS