Exposição “A paisagem como vestígio e suas referências” no Centro Histórico-Cultural Santa Casa

A mostra “A paisagem como vestígio e suas referências”, da artista Bianca Santini, ficará em exposição do dia 31 de julho a 04 de outubro de 2015, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa – Sala de Múltiplos Usos – 2º andar (Avenida Independência, 75), em Porto Alegre / RS. A galeria ficará aberta para visitação de terça a sábado, das 09h às 18h, domingos e feriados, das 14h às 18h. Entrada franca.

thumb

Pinturas de grandes dimensões formam o conjunto da produção poética de Bianca Santini, uma série de trabalhos que envolvem a relação entre percepção e imaginação, a partir da representação fragmentada da paisagem. As referências do processo criativo, chamados de documentos de processo, ganham destaque nas obras como um desdobramento da exposição. Algumas fotografias e galhos coletados em viagens e passeios com a família servem de referências para sua produção em pintura e objetos.

O começo do trabalho é feito com a tela no chão, em que os gestos são soltos e fluem por meio da tinta. Em sua obra, estão mescladas experiências reais como marco inicial do trabalho, porque o pretexto para a sua criação parte de um objeto real. Tiradas da natureza, as linhas e texturas presentes nas obras estão diretamente relacionadas à forma como a artista percebe sua realidade externa. Muito além da pintura tradicional, a artista cria objetos e reinventa com suas “paisagens portáteis” (Ana Zavadil, 2015), construídos com materiais alternativos, inseridos em caixas de acrílico, mantendo a característica principal do seu trabalho e propondo um desdobramento, o que enriquece seu repertorio.

 

Por: Sortimentos