Violoncelo dá o tom no próximo concerto da Orquestra da Ulbra

Com a regência de Tiago Flores, Orquestra recebe um dos mais importantes violoncelistas da atualidade: Romain Garioud. Instrumentista francês executará concerto de Haydn, além de duas músicas da banda finlandesa Apocalyptica. Apresentação será no domingo (2/8), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil.

Tiago Flores_Credito equipe Nathan Carvalho (1280x809)

Um dos principais representantes da jovem e virtuosa geração de violoncelistas franceses, Romain Garioud é o destaque do próximo concerto da Orquestra de Câmara da Ulbra – Domingo Clássico Juvenil, que ocorre no domingo (2/8), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil* (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. O espetáculo é financiado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio de GVT.

Vencedor do 12º Concurso Internacional Tchaikovsky (Rússia), do 7º Concurso Internacional Rostropovich (França) e do Concurso Internacional Valentino Bucchi (Itália), entre outros prêmios, Romain Garioud tem uma intensa agenda de apresentações, com orquestras da Europa, China e América Latina. Em Porto Alegre, ele se une a Orquestra de Câmara da Ulbra, sob a regência de Tiago Flores, para apresentar “*Concerto para violoncelo e orquestra em Dó maior”, de Joseph Haydn (1732 – 1809), e duas músicas da banda Apocalyptica: “Hope” e “*Heat*”. Apocalyptica é uma banda finlandesa que surgiu em 1993 e é reconhecidíssima pela sua especialidade: o “symphonic metal” (heavy metal com aspectos de sinfonia), tocando também música Clássica. O grupo é formado por três exímios violoncelistas e um baterista.

Além destas peças, o programa também apresenta* “Sinfonia n° 29, em Lá maior”, de Wolfgang Amadeus Mozart *(1756 – 1791). Escrita em 1774, trata-se, junto com as Sinfonias nº 25, 39,40 e 41, de uma das mais conhecidas do compositor austríaco.

 

Por: Raphaela Donaduce Flores – Dona Flor