Concerto da Ospa é dedicado à música nórdica

Na terça-feira, dia 30, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta no Salão de Atos da UFRGS, a partir das 20h30, sob a batuta do maestro Henrik Schaefer, diretor musical da Ópera de Gothenburg (Suécia). Os ingressos custam R$ 20,00.

Henrik_Schaefer-450x424

No repertório, obras de Hugo Alfvén, Edvard Grieg e Jean Sibelius inspiradas no folclore da Suécia, da Noruega e da Finlândia. O solista convidado é o pianista gaúcho radicado nos Estados Unidos, Alexandre Dossin.

Esta é a primeira vez que Henrik Schaefer rege um concerto no Brasil. A noite começa em clima de celebração, com a obra “Midsommarvaka”, do sueco Hugo Alfvén, que relembra a chegada do Solstício de Verão, festividade típica da Suécia, conhecida como “Midsommar”.

Na sequência, a orquestra chama ao palco o pianista Alexandre Dossin para executar o “Concerto para piano” do norueguês Edvard Grieg. A peça foi escrita na época em que o compositor começava a investigar as sonoridades da música folclórica de sua terra, após estudar na Alemanha.

Para encerrar a noite, a Ospa relembra a “Sinfonia nº 2”, do finlandês Jean Sibelius. Embora questionado até hoje, seu conteúdo patriótico foi usado pelos movimentos de oposição à revogação da autonomia finlandesa pelo Império Russo. A orquestra executa a obra prestando homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor.

 

Por: CL