Pablo Ferreti faz residência artística na Villa Mimosa em Canoas

Um dos mais importantes artistas visuais de sua geração, o gaúcho Pablo Ferreti, com longa passagem por Londres e, atualmente, radicado no Rio de Janeiro, estará em Canoas fazendo sua residência artística, a partir hoje na Casa das Artes Villa Mimosa (Rua Guilherme Schell, 6270). A visitação poderá ser feita a partir do dia 9, às 10h e às 14h, mediante agendamento de visita guiada, que poderá ser feito em contato pelo telefone (51) 3428-5789. No dia 16, às 19h, será inaugurada a exposição com o trabalho produzido durante essa residência, e que poderá ser visitada até o dia 12 de julho.

maior_11332570_984019708284252_1324817945_o

Dono de sua arte

“O meu trabalho questiona o visível e o invisível dentro do que a pintura pode ser. Sendo assim, é contemplativa no questionamento, mas como uma suspensão de contradições e antagonismos, figura, fundo, abstrato, real”, diz o artista que está ansioso pela residência em Canoas. Como tudo será produzido durante esse período que antecede a exposição, Ferreti aposta também no imprevisível. “O bacana é que conhecerei mesmo o espaço e as condições de trabalho quando chegar”, completa o artista visual.

Ferreti diz que, quanto às residências que faz, o lugar, a história e as condições não necessariamente podem influenciar na construção do seu trabalho. “Por exemplo hoje é uma casa de cultura, um espaço institucional de arte e cultura e a casa, em si, teve mudanças de ocupação. Mas eu trabalho com a memória também e isso se percebe em fenômenos que não esperamos. Vou tentar criar um espaço de trabalho para mim, mas permitindo que entre alguém a qualquer momento.

Técnica e experimentação

Pablo Ferreti acredita, como disse Daniela Labra curadora de artes visuais, doutora em História e Crítica da Arte, que a pintura “decanta”, e não apenas figurativamente. “Eu uso solventes que desmaterializam a tinta à óleo e muita água, que tem o mesmo efeito sobre o nanquim, aquarela, etc”, diz Ferreti. Suas telas são, aparentemente, difíceis de decifrar, “estão embasadas numa poética densa atreladas a um introspectivo e constante processo de pesquisa e experimentação estética”, complementa Daniela.

Pelo mundo

A obra de Ferreti já se espalhou pelo mundo. Nascido em Porto Alegre em 1974, o artista morou em Londres por quase dez anos, até se estabelecer no Rio de Janeiro. “Vim para o Rio em 2012. E foi sim uma ideia de expandir o campo (institucional e de mercado), mas muito também por uma curiosidade quanto à cidade, uma espécie de inconsciente coletivo brasileiro”, diz Ferreti, que tem mestrado em Pintura pela Royal College of Art, de Londres.

Por: Daniel Soares – PMC