Fotógrafo Cristiano Sant’Anna lança exposição sobre o Taim

A exposição Quase Paisagem – Taim, do fotógrafo Cristiano Sant’Anna, na galeria da Fluxo – Escola de Fotografia Expandida, em Porto Alegre/RS, é formada por fotografias em tamanhos variados, videoinstalações, instalação em backlights e um catálogo – que também é considerado uma obra -, a exposição apresenta imagens fluidas, em que destacam-se a luz e a cor, mais que os elementos que as compõem. Dessa forma, Cristiano busca transpor os limites estéticos e técnicos estabelecidos à fotografia de paisagem, propondo uma interação com o ambiente a partir de sensações.

Porto-Alegre-Fotografo-Cristiano-SantAnna-exposicao-Taim

Com curadoria do também fotógrafo Fernando Schmitt, a exposição está dividida em seis grandes conjuntos de obras com suportes e linguagens diferentes – 17 imagens fotográficas, videoinstalações e instalação em backlights, além de um catálogo -, que representam o amadurecimento do trabalho autoral e experimental de Cristiano Sant’Anna. “A fotografia, desde sua gênese, serve para falsamente transportar quem a vê para o ambiente que está sendo mostrado, mas pouco fala sobre as sensações que temos ao estar fisicamente diante daquela paisagem. Nesse projeto, a obtenção fotográfica é feita para dar ênfase à luz e à cor, as formas se tornam quase imperceptíveis, dando lugar ao predomínio do vulto, da passagem. Como as imagens são tomadas a baixa velocidade em momentos de luz muito precária do dia, o resultado é fugidio e as formas se estabelecem no quadro de forma fluida, se interpondo e misturando. Dessa forma, o que as imagens mostram é somente uma marca da paisagem vista pelo olhar do fotógrafo, mas fala muito sobre a sua sensação”, explica Cristiano.

A exposição é resultado de um projeto de pesquisa, reconhecimento, imersão e produção fotográfica na reserva ecológica do Taim, considerado um dos principais ecossistemas do Brasil e que apresenta uma inestimável diversidade de fauna e flora. Situada numa estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul, a paisagem do Taim está representada por praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordões e campos de dunas.

Por: Sortimentos