Orquestra de Câmara da Ulbra recebe Coral Porto Alegre no Domingo Clássico Juvenil

No domingo (14/6), a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta mais uma edição do Domingo Clássico Juvenil, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. O concerto contará com a participação do Coral Porto Alegre – grupo dirigido pela professora Gisa Volkmann que se dedica principalmente ao repertório coral-sinfônico e cumpre intensa atividade em palcos de todo o Brasil.

Domingo Classico_credito Nathan Carvalho
Foto: Nathan Carvalho

 

Sob a regência de Tiago Flores, o coral se une à orquestra para interpretar “Liebeslieder Walzer – op. 52 e 65” – valsas compostas por Johannes Brahms (1833-1897) para quatro vozes e piano, e orquestrada posteriormente pelo próprio compositor. Um dos maiores nomes do Romantismo musical europeu do século XIX, Brahms escreveu a coleção de canções inspirado na tradição dos camponeses vienenses e o trabalho fez enorme sucesso nos salões da época.

O programa também apresenta peças de dois compositores ligados ao nacionalismo musical russo: “Nocturne”, de Alexander Borodin (1833 – 1887), que se distinguiu também como médico e ativista pelos direitos femininos; e “Theme and variations for string orchestra”, de Alexander Glazunov (1865 – 1936), que atuou por 30 anos no Conservatório de São Petersburgo, como professor e diretor, até sua partida para a França, em 1928.

Ainda haverá a execução de “Serenata para Orquestra de Cordas”, de* Edward Elgar (1857 – 1934) – tido como o nome mais expressivo do Romantismo Inglês. O concerto se encerra com Scherzo, de *Brahms –  termo musical geralmente aplicado ao movimento mais vivo e alegre de uma sonata, sinfonia ou quarteto de cordas. Trata-se de uma palavra italiana, que significa brincadeira.

 

DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Quando: Domingo, dia 14 de junho, às 19h

Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca

 

Por: Raphaela Donaduce Flores