Canoas recebe workshops e apresentação do espetáculo Fassbinder – o Pior Tirano é o Amor

Foto: Diane Sbardelotto

O espetáculo Fassbinder – O Pior Tirano É o Amor, dirigido por Clovis Massa, com dramaturgia de Diones Camargo, terá única apresentação em Canoas, no sábado (6/6), às 19h, na Praça da Juventude, Território da Paz do bairro Guajuviras, com entrada franca. A montagem, ainda inedita na cidade, é baseada na biografia de um dos maiores e mais polêmicos cineastas da história, Rainer Werner Fassbinder (1945 – 1982) – autor de dezenas de filmes para o cinema e para a TV, além de peças teatrais mundialmente conhecidas. Depois do espetáculo, haverá um bate-papo com o diretor e elenco sobre o processo de criação.

Foto: Diane Sbardelotto
Foto: Diane Sbardelotto

A atividade integra o projeto contemplado no edital de Concurso Desenvolvimento da Economia da Cultura – Pró-cultura RS (Fundo de Apoio à Cultura), que ainda realizará dois workshops gratuitos na cidade: “Jogos Teatrais para iniciantes”, na sexta-feira (5/6), das 13h às 17h, ministrado por Renata de Lélis, Martina Fröhlich e Viviana Schames; e “Musicalização”, no sábado (6/6), das 9h às 13h, conduzido por Frederico Vittola e Luciano Pieper.  Toda a programação ocorre no bairro Guajuviras e é gratuita.

Sucesso de público quando esteve em cartaz em Porto Alegre, em novembro de 2014; Fassbinder – O Pior Tirano É o Amor recebeu seis indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro, nas categorias Produção, Cenografia, Figurino, Dramaturgia, Melhor Ator Coadjuvante (para Luciano Pieper) e Melhor Ator (para Marcos Contreras). O elenco é formado por Frederico Vittola, LucianoPieper, Martina Fröhlich, Marcos Contreras, Renata de Lélis, Rodrigo Shalako e Viviana Schames. Quem assina a trilha sonora é Claudio Levitan e Carina Levitan.

A montagem percorre três momentos distintos da vida do cineasta alemão: do adolescente ambicioso ao jovem temperamental, até culminar no adulto desencantado, suas facetas se misturam e se confundem, não apenas entre si, mas também com suas criações, construindo, assim, uma figura fragmentada, ambígua e – por isso mesmo – complexa, tais como os personagens inesquecíveis que ele criou.

Foto: Diane Sbardelotto
Foto: Diane Sbardelotto

Fassbinder realizou 43 filmes ao longo de um período de treze anos e participou como autor, adaptador ou diretor de pelo menos dez montagens teatrais. No entanto, apesar de ter se tornado um dos principais diretores do moderno cinema alemão, sua obra dramática permanece pouco encenada na atualidade. Sua breve, porém intensa, vida foi marcada por escândalos, excessos e amores desesperados – elementos que se tornariam matéria prima para compor suas obras mais controversas. Entre suas realizações mais conhecidas estão As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, O Casamento de Maria Braun e Lili Marlene.

WORKSHOP JOGOS TEATRAIS PARA INICIANTES

Objetivo: Despertar o prazer e o interesse no fazer teatral, por meio de uma série de atividades lúdicas. Através de jogos interativos os participantes desenvolverão qualidades tais como expressão corporal, concentração, contracenação e criação cênica.

Ministrantes: Martina Fröhlich, Renata de Lélis e Viviana Schames, atrizes do espetáculo “Fassbinder – O Pior Tirano é o Amor”.

Quando: Sexta-feira (5/6)

Horário: Das 13h às 17h

Local: Ginásio da Praça da Juventude, no bairro Guajuviras (Rua 8, Macroquarteirão 6 – Canoas)

Entrada franca

 

Por: Raphaela Donaduce Flores – Dona Flor