Kleber Albuquerque apresenta ‘Audiocardiograma’ no Ecarta Musical

Tendo duas safenas e uma mamária como inspiração, Kleber Albuquerque apresenta no Ecarta Musical do dia 23 de maio o novo show Audiocardiograma. Com o seu violão, o seu cavaquinho e algumas texturas sonoras programadas no computador, o artista mostra um trabalho temático, intimista e bem-humorado. O programa é composto por canções “cardíacas” autorais e inéditas, outras que compôs ao longo da carreira, bem como clássicos da música popular sobre a mesma temática.

Kleber Albuquerque_ Crédito de Vivi Corrêa
Foto: Vivi Corrêa

 

A ideia de um espetáculo com faixas que de alguma forma falam deste músculo involuntário tão presente na lírica da música brasileira surgiu quando Kleber sentiu o seu próprio coração começar a falhar. Em função de um entupimento arterial, no final de 2014 ele passou por uma revascularização miocárdica, mais conhecida como cirurgia de ponte de safena. “É claro que esse pretexto é uma brincadeira com a propensão aos exageros românticos da canção brasileira, mas é também uma oportunidade de visitar músicas que possam expressar outros sentimentos e indagações”, comenta o artista.

O repertório de Audiocardiograma inclui “O Zabumbeiro do Amor”, “Por Um Triz”, “Permitido”, “Uns 10 Amantes”, “Os Presentes”, “Passeando Com Meu Cachorro”, “Milonga da Noite Preta”, “Olhai os Lírios’, “Besouro”, “O Encontro de Zé Limeira com A Mulher de um Dedo Só”, “Canoeiro” e “Espera” (Kleber Albuquerque); “Isopor” (Élio Camalle e Kleber Albuquerque), “Canto Para Aldebarã” (Dante Ozzetti e Kleber Albuquerque), “Ai” (Tata Fernandes e Kleber Albuquerque), “Orquídea Cósmica” (Flávio Alves e Kleber Albuquerque), além de versões bastante pessoais para clássicos do cancioneiro, como “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro), “Explode Coração” (Gonzaguinha) e até de uma pérola da internet, o hino da igreja dos bêbados de Deus “Deixe Outro Para Mim” (Rui Grudi).

O Ecarta Musical ocorre na sede da Fundação Ecarta, que fica na Av. João Pessoa, 943, em Porto Alegre. A entrada é franca.

O MÚSICO  –  Kleber Albuquerque ganhou do pai um violão aos 11 anos e aprendeu sozinho os primeiros acordes. Na adolescência criou várias bandas de rock e, tomado pelo gosto de misturar melodias aos versos que escrevia, começou a compor. Em 1997, lançou o primeiro CD, chamado “17.777.700”, pelo selo Dabliú. Depois vieram os outros, também batizados com nomes bem diferentes: “Para a Inveja dos Tristes” (2000), “O Centro Está em Todas as Partes” (2003), “Desvio” (2007), “Só o Amor Constroi” (2009) e “10 Coisas Que Eu Podia Dizer no Lugar de Eu Te Amo” (2013).  Atualmente, o artista está em processo de produção de um novo CD músicas de inéditas, com previsão de lançamento ainda em 2015.

Aluno da UFRGS faz abertura do show

A abertura do show Audiocardiograma no Ecarta Musical de 23 de maio será realizada pelo aluno de Bacharelado em Violão Clássico na UFRGS, Jonathan Spinelli. Ele executará “Capricho Árabe”, de Francisco Tarrega (1852-1909) e “Se Ela Perguntar”, de Dilermando Reis (1916-1977).

 

 

Por: Dóris Fialcoff