Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta concerto dedicado ao período Barroco

Foto: Nathan Carvalho

O próximo concerto da série Domingo Clássico Juvenil será no dia 17 de maio, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. Sob a regência do maestro Tiago Flores, a Orquestra de Câmara da Ulbra executará obras de compositores do período Barroco – G. F. Haendel (1685 – 1759), Giuseppe Baldassare Sammartini (1695 – 1750) e Antonio Vivaldi (1678 – 1741).

Foto: Nathan Carvalho
Foto: Nathan Carvalho

O destaque do programa fica por conta da participação de Rodrigo Calveyra – flautista natural de Porto Alegre que vive na França. Ele é diretor artístico do Instrumentarium, grupo especializado na interpretação da música antiga com instrumentos históricos, com o qual realiza séries de concertos no Brasil, Espanha e Argentina, além de dirigir o grupo Canto Fiorito, na Lituânia, especializado na música dos séculos XVI e XVII.

Calveyra será o solista em duas peças: “*Concerto in F major”*, de Sammartini – importante compositor italiano de música Barroca; e “Concerto per flautino in Sol M – RV 443”, de Vivaldi – um dos maiores nomes do Barroco.

Além dessas obras, o programa se completa com dois Concertos Grossos de Haendel: Op. 6 n° 2 e Op. 6 nº 10. Característico do período Barroco, o concerto grosso é uma forma estritamente instrumental na qual um grupo de solistas — geralmente dois violinos e um violoncelo — dialoga com o resto da orquestra.

 

Por: Raphaela Donacuce Flores – Dona Flor