Teatro será atração especial no dia do trabalhador em Canoas

Cinco apresentações teatrais vão marcar a programação do 1º de Maio na Paz – A Festa do Trabalhador, que será realizada, durante todo o dia, no Parque Eduardo Gomes, próximo à Estação Fátima da Trensurb.

maior_Mamulengo_fotos_TiemySaito_8_2

O evento conta com uma estimativa de público de, aproximadamente, 40 mil pessoas. As instituições relacionadas, vinculadas ao poder público municipal, oportunizam aos canoenses uma extensa programação, com atividades esportivas, recreativas, assistenciais e culturais.

Quatro grupos e um artista realizam intervenções na programação desse evento, em diferentes locais do Parque.

Confira as atrações teatrais da programação:

10h – Espetáculo teatral “As bodas da filha do bandoleiro” – Companhia Cena Berta

A Companhia Cena Aberta, de Montenegro/RS, começou a desenvolver seus trabalhos em janeiro de 2014. Trabalha com o conceito de professor-artista. Todos os artistas são professores com formação completa, ou em andamento.
A composição visual do espetáculo “As bodas da filha do bandoleiro” foi desenvolvida através do contexto histórico do homem do campo, transcendendo-o para o universo teatral. O grupo transformou melodias clássicas do cancioneiro gaúcho e inseriu a trova cantada, estilo de disputa festiva das festas pampeanas.

Local: Área 2 – entre os galpões

11h – Espetáculo teatral “Umbigo” – Grupo Trilho

O Grupo Trilho de Teatro Popular formou-se, a partir das oficinas orientadas por Paulo Flores, dentro dos projetos Descentralização da Cultura de Porto Alegre e Teatro como Instrumento de Discussão Social, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

Em maio deste mesmo ano, o grupo estreou o espetáculo de teatro de rua “Umbigo”, projeto de pesquisa e experimentação, tendo como mote o egoísmo e suas relações. O espetáculo cumpriu temporada, em maio e agosto, na cidade de Porto Alegre, que foi apresentado em eventos do RS, SC e no Chile.
Local: Área 1 – área esportiva

15h – Espetáculo teatral “As gineteadas do valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão – Grupo Tia

O grupo TIA tem como proposta um teatro experimental, de intervenção social, combinando a pesquisa com a descoberta de novas formas desse “fazer teatral'”. Com mais de uma década de existência, o grupo já apresentou diversos espetáculos em cidades do RS e de outras regiões do País.

O espetáculo de teatro “As gineteadas do valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles” resgata um patrimônio da identidade brasileira que é o hibridismo cultural, mostrando a fusão da cultura nordestina com a gaúcha, em um texto que tem a sua base nas lendas e causos do sul de Simões Lopes Neto, que neste ano comemoramos o centenário de sua morte.
Local: Área 1 – área esportiva

14h – O Homem do Gato – Feliciano Falcão

Homem do Gato, Feliciano Falcão é um artista mambembe que há mais de 20 anos realiza apresentações no centro da capital e em muitas cidades do interior, e até do exterior. Nesse 1o de maio da Paz terá, também, no Parque Eduardo Gomes, o “Show do Gato”, que consiste em uma luta de “vida ou morte” entre um homem e um “gato feroz” escondido dentro de um saco. O personagem estimula a curiosidade dos que assistem, pois deixa entrever “um falso rabo do animal” que, preso por uma corda, é seguidamente ameaçado de ser puxado para fora do saco.

Local: Área 2 – entre os galpões

16h – Performance “Anônimos” – Grupo Galegos e Frangalhos

O Coletivo Teatro-Escola Galegos & Frangalhos é formado por alunos e membros da comunidade, como pais e professores. O Grupo vem atuando dentro de espaços da periferia. Afirmam que se propõe a uma construção cênica coletiva, homogênea e orgânica, que promova o debate e o diálogo cultural e estimule o pensamento crítico e o resgate social através da sua arte.

A performance “Anônimos”, realizada em movimento, busca uma síntese entre os jogos de poder e o contexto urbano. A arquitetura contemporânea é explorada por opressores e oprimidos que intervém no cotidiano para poetizar sobre fatos ocorridos há 50 anos e que, hoje, ainda ocorrem.
Local: Área 2 – entre os galpões

Por: PMC