Ecarta completa uma década de dedicação à Cultura e à Educação

No dia 29 de abril, a Fundação Ecarta completa uma década de atividades ininterruptas. Instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), a entidade realiza ações permanentes nas áreas da Cultura e Educação, por meio de cinco projetos: Galeria de Arte, Ecarta Musical, Núcleo Cultural do Vinho, Conversa de Professor e Cultura Doadora.

Fundação Ecarta_ Fachada_horizontal_Foto de Igor Sperott o

Desde o início, não apenas os porto-alegrenses se beneficiaram das atividades realizadas no casarão amarelo da Avenida João Pessoa. Também no interior do Estado milhares de pessoas já participaram dos eventos promovidos pela Ecarta, viabilizados por meio de parcerias regionais que busca incansavelmente. “São as parcerias que permitem estendermos as atividades às cidades gaúchas. Sua efetivação com prefeituras municipais, com o Sesc, com outras fundações e demais entes públicos e privados também constituem um atestado de reconhecimento, de seriedade de propósitos e qualidade dos projetos da Fundação”, comenta o presidente da instituição, Marcos Fuhr.

Nesses dez anos, um público superior a 51 mil pessoas estiveram presentes nos 871 eventos da Ecarta, entre shows musicais, exposições de arte, palestras, oficinas, feiras de livros etc. Somente em 2014, mais de 7 mil participaram da programação realizada em Porto Alegre e no interior. E a ideia é chegar a ainda mais pessoas. “Passados dez anos, os projetos da Fundação constituíram seus públicos em Porto Alegre e autorizam a pretensão de ampliar sua extensão ao interior do Rio Grande do Sul, pois o caráter estadual da Fundação sempre integrou o ideário de sua criação. Este é, sem dúvidas, o desafio maior da próxima década”, finaliza o dirigente.

Fundação Ecarta receberá a Comenda Porto do Sol

Fundação Ecarta_Fachada 2_ Foto de Igor Sperotto

O aniversário de 10 anos já fazia com que 2015 fosse um ano marcante na trajetória da Fundação Ecarta, mas a comemoração será ainda maior. Na noite de 28 de abril, às 19h, a entidade será homenageada na Câmara Municipal de Porto Alegre com a Comenda Porto do Sol. A proposta tem a autoria da vereadora Sofia Cavedon, que destaca a instituição como de extrema importância para a educação e para a cultura do Estado e da Capital.

Pequeno histórico da Fundação Ecarta

A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta é um presente dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul para toda a sociedade gaúcha. Seu nome, Ecarta, foi construído a partir das iniciais das atividades que se propõe a desenvolver: Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência.

Instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), teve como palco para sua fundação o VI Congresso Estadual dos Professores do Ensino Privado, em outubro de 2003. Na ocasião foram aprovados o seu estatuto, o primeiro Conselho Curador e a sua dotação financeira originária.

O início efetivo das atividades da Fundação deu-se no dia 29 de abril de 2005, com a inauguração da sua sede, na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre. Na oportunidade foi lançado o primeiro projeto cultural, a Galeria  de Arte.

Fundação Ecarta_Fachada_Foto de Igor Sperotto

Tem como missão a promoção de atividades artísticas, culturais e educacionais, assim como iniciativas de caráter assistencial. Na Capital, a Ecarta tem interação com o conjunto do patrimônio sociocultural do seu entorno, onde se destaca o Parque Farroupilha, o Brique da Redenção e o bairro Cidade Baixa. A partir da sua sede, estende para o interior do Rio Grande do Sul sua esfera de atuação, o que acontece pelo programa Cultura Itinerante, iniciado em 2009.

 

Por: Dóris Fialcoff