Escola da OSPA comemora aumento no número de inscrições

O Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre recebeu 216 inscrições para a seleção de novos alunos. O período de cadastro dos candidatos para as 74 vagas oferecidas, iniciado no dia 30 de março, encerrou na última sexta-feira, dia 10. O aumento da procura pela formação na instituição foi de quase 60% (58,8%) em relação ao ano passado – em 2014, 136 crianças e jovens concorreram a 67 vagas. “Esse percentual mostra que a Escola da Ospa está se consolidando cada vez mais como instituição fundamental no ensino de música no RS”, comenta Diego Grendene de Souza, que assumiu a direção do conservatório em fevereiro deste ano.

show_img-11

A escola oferece aulas de instrumentos de orquestra e de teoria e percepção musical. O instrumento mais procurado foi o violino, com 51 inscritos para seis vagas. A modalidade de flauta transversal, cujo ensino foi inserido no currículo do conservatório neste ano, também recebeu várias inscrições, sendo a segunda mais procurada: 20 crianças e jovens participarão dos testes para preencher sete vagas. No outro extremo estão o fagote e a trompa, com duas inscrições cada um, e o oboé, sem nenhuma inscrição.

Os outros instrumentos lecionados na escola são viola (3 inscritos, 2 vagas), violoncelo (12 inscritos, 2 vagas), contrabaixo (4 inscritos, 2 vagas), clarinete (8 inscritos, 3 vagas), trompete (16 inscritos, 2 vagas), trompa (2 inscritos, 3 vagas), trombone (9 inscritos, 1 vaga), tuba (8 inscritos, 4 vagas) e percussão (16 inscritos, 2 vagas). Para as aulas de teoria e percepção musical, foram cadastradas 65 inscrições para 30 vagas.

A seleção para as aulas de instrumentos se dará por meio de audições, que estão sendo realizadas desde a segunda-feira (13) até o dia 24 de abril (sexta-feira). Já para o curso teórico, onde há uma opção para alunos oriundos de família de baixa renda, será avaliada a aptidão musical dos candidatos.

Sobre a Escola de Música da Ospa:

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

Hoje a instituição atende em torno de 140 alunos. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos pelo maestro e violinista Arthur Barbosa e com um coral, dirigido pelo regente e violista Cosmas Grieneisen.

Projeto Escola da Ospa na Comunidade:

Uma das novidades do conservatório para 2015 é a realização do projeto Escola da Ospa na Comunidade, a ser lançado em maio. A ideia é levar grupos de alunos da Ospa a diferentes espaços e instituições da cidade, como bibliotecas, hospitais, lares de idosos e escolas. “Assim, vamos ampliar a inserção social da Escola da Ospa e, por conseqüência, da própria Ospa”, comenta o diretor do conservatório, Diego Grendene de Souza.