Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre tem performances, dança e bonecos gigantes

Entre os dias 5 e 15 de abril, o Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, o Fitrupa, traz para a capital gaúcha, inúmeras atrações que seguem uma linha contemporânea, sem deixar de privilegiar os espetáculos tradicionais do teatro de rua.

Festival_de_Teatro_de_Rua_de_Porto_Alegre

Os destaques da programação em 2015 são os grupos franceses Cie. L’Homme Debout, com ‘Vénus’, e Kumulus, com ‘Silêncio Ensurdecedor’. De Minas Gerais vem a companhia de dança Quik, formada por bailarinos que integraram o Grupo Corpo.

De Santa Catarina participa projeto experimental do Grupo Teatral Experiência Subterrânea, intitulado “Guardachuva”, e de São Paulo vem a Cia Teatral As Graças, com “Marias da Luz”.

Porto Alegre e municípios do interior formam a maior parte da grade de programação, com performances, espetáculos de dança, teatro de rua tradicional e espetáculos que interagem com a arquitetura urbana.

Ocupação do espaço público

Arte pública, teatro de invasão, teatralidade, a arte não convencional que dialoga com o ambiente onde está inserida, performances, ocupação do espaço público e da arquitetura urbana marcam esta edição do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, que se aproxima também da produção de outros municípios gaúchos, além da capital.

Guardachuva_abraco

 

A edição de 2015 tem o objetivo de abrir espaço para a nova geração de artistas e oferecer diversidade ao público, criando um elo entre cultura e cidade e reinventando as relações entre arte e vida. A intenção é colaborar para a formação de um importante tipo de capital, o capital social.

Rodada de negócios

A Rodada de Negócios, um dos destaques do festival que todo o ano promove e incentiva a circulação de grupos de um estado a outro, apresenta um formato distinto: os grupos inscritos são pré-selecionados para uma capacitação ministrada por Marcelo Bones sobre os melhores caminhos e rotas para alcançar a circulação nacional e internacional.

A Rodada 2015 terá a participação de curadores, programadores, coordenadores de festivais, com a finalidade de ver, conhecer e receber o portfólio dos artistas do Rio Grande do Sul e do Brasil. A ideia é difundir a produção de artes cênicas (circo, teatro e dança) do Rio Grande do Sul.