Festival Palco Giratório Sesc/POA chega à sua 10ª edição

 

A 10° edição do Festival Palco Giratório Sesc/POA acontecerá entre os dias 8 e 31 de maio de 2015, Porto Alegre / RS. O lançamento da programação do Festival será no dia 23 de abril 2015, no Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), em evento voltado à classe artística, autoridades, imprensa e convidados.

ArteDestaqueSite20150304151922

Os espetáculos que serão apresentados durante os 24 dias de evento foram selecionados pela curadoria nacional do Palco Giratório, além das atrações convidadas, totalizando mais de 100 sessões artísticas e formativas. Além da troca de informações e metodologias de trabalho, o Festival promove também a interação dos grupos com o público, por meio de conversas e debates que ampliam o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.

 

Festival Palco Giratório

O Festival é uma das vertentes do Circuito Palco Giratório. Há 17 anos circulando pelo país, o Palco Giratório leva espetáculos teatrais e oficinas de artes cênicas a todos os estados brasileiros. Neste 18º Circuito Palco Giratório Sesc, dois grupos de teatro gaúchos circularão pelo Brasil: De Pernas pro Ar, de Canoas, com o espetáculo “O Lançador de Foguetes”, e o Clareira de Teatro, de Porto Alegre, com “Nina, o monstro e o coração perdido”.

223779post_foto
De Pernas Pro Ar

 

O Circuito Especial do Palco Giratório, que agracia os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil, este ano homenageia o Balé Popular do Recife, fundado em 1976, pelo artista André Luiz Madureira e por Ariano Suassuna. Ao todo, 22 cidades receberão o grupo, que tem a proposta de resgatar os festejos e folguedos populares do Nordeste brasileiro, sempre em sintonia com a dança, o teatro e a música. A homenagem ao Balé Popular de Recife reafirma o investimento do Palco Giratório em outros formatos culturais, como intervenções urbanas, circo e dança.

O projeto reúne duas mil horas de oficinas sobre manifestações teatrais e 20 espetáculos de grupos provenientes dos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia. Além de entretenimento, o Palco Giratório proporciona trocas de experiências e intercâmbios entre artistas e plateia, por meio de oficinas, seminários e festivais.