Ospa e seu Coro Sinfônico apresentam concerto gratuito na Igreja da Ressurreição

A abertura da Série Igrejas acontece no dia 24 de março, terça-feira, às 20h30. Na sua primeira participação na Temporada 2015, o Coro da Ospa interpreta o “Réquiem” de Gabriel Fauré, que desde 1970 não é apresentado pela orquestra. A regência é de Manfredo Schmiedt, e os solos, de Elisa Machado (soprano) e Daniel Germano (baixo-barítono). No dia 7 de abril haverá reapresentação na Igreja da Reconciliação.

Foto: Pedro Belo Garcia

No dia 24 de março, terça-feira, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre inaugura a Série Igrejas 2015, que ao longo do ano levará concertos com entrada franca a diferentes espaços religiosos da capital. A Igreja da Ressurreição recebe o evento, que marcará também a primeira participação do Coro Sinfônico da Ospa na temporada artística. Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, a orquestra interpreta uma obra do repertório da música sacra que desde 1970 não é inserida em seu programa: o “Requiem”, Op.48, de Gabriel Fauré (1845-1924). Os solistas são a soprano Elisa Machado e o baixo-barítono Daniel Germano. A “Fantasia em Fá Menor, Op.18 – A Tempestade”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), que nunca havia sido tocada pela Ospa, fecha a noite.

Uma das peças mais célebres de Fauré e do gênero réquiem, a obra que abre o programa foi escrita entre 1887 e 1890. O compositor francês tomou a tradicional oração aos mortos da Igreja Católica como objeto de interesse para tratar da morte sob os aspectos da leveza, da salvação e da vida eterna. As árias “Offertoire”, “Libera me” e “Pie Jesu” incluem solos de soprano e barítono que serão interpretados pelos gaúchos Elisa Machado e Daniel Germano. Eles foram selecionados por meio de audições realizadas no início deste mês. Na segunda parte do concerto, a orquestra destaca o poema sinfônico “A Tempestade”, composto por Tchaikovsky em 1873 a partir da inspiração da peça homônima de William Shakespeare.

A soprano Elisa Machado, vencedora do 1º Prêmio do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas 2014, atua como cantora solista e preparadora de corais. Foi aprovada no último concurso para músicos de Coro Sinfônico da Ospa. Já Daniel Germano tem se consolidado como importante nome do canto lírico de Porto Alegre. Já se apresentou também em palcos da Itália, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A Igreja da Ressurreição fica no Colégio Anchieta (Av. Nilo Peçanha, 1521). No dia 7 de abril, terça-feira, às 20h30, o concerto será reapresentado na Igreja da Reconciliação (Rua Senhor dos Passos, 202).

Serviço:

Quando: 24 de março, terça-feira, às 20h30

Onde: Igreja da Ressurreição (Colégio Anchieta. Av. Nilo Peçanha, 1521- Porto Alegre/RS)

ENTRADA FRANCA