Biblioteca Livros Sobre Trilhos expõe trabalho de artista carioca

Espaço cultural na Estação Mercado da Trensurb inaugurou na última semana semana a mostra de grafites e ilustrações “Entre Linhas e Painéis”.

“Acho que é a exposição mais bonita que já fiz”, disse o designer e artista plástico carioca Alexandre Maia e Pádua. Ele se deslocou do Rio de Janeiro para a capital gaúcha na quinta-feira (12) com o intuito de inaugurar oficialmente a exposição Entre Linhas e Painéis. As obras, feitas de Posca (caneta de tinta pigmentada a base d’água), spray de secagem ultrarrápida MTN 94 e tinta acrílica ficam em cartaz até 28 de maio na Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb.

BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS INAUGURA EXPOSIÇÃO DE ARTISTA CARIOCA

Inspiração da infância

Os usuários que passam pela Biblioteca Livros sobre Trilhos e vislumbram a exposição podem notar que Alexandre possui uma forte relação com animais e a natureza em geral. Isso porque boa parte de suas obras são constituídas por ilustrações de elefantes, cavalos, lobos, pombos e plantas  em traços figurativos que, muitas vezes, lembram outros bichos.

De acordo com o artista, esses temas são recorrentes em suas obras por haver uma forte ligação com sua infância. “O amor e interesse aos animais e a natureza como um todo me acompanham desde criança. Fui criado em um lugar afastado dos grandes centros, pois vivi em um sítio no município de Itaipu, região oceânica de Niterói, no Rio de Janeiro”, conta.

Contudo, apesar de expor suas interpretações acerca do mundo animal, o designer explica que há significados além daquilo que pode ser contemplado. “Ao representar animais atualmente em minha arte, tento dizer que esses também simbolizam suas características mais notáveis traduzidas em forma de sentimento. Ou seja, quando desenho um cavalo, por exemplo, eu também quero falar sobre força, sobre luta, perseverança e trabalho”, explica.

Traço único

Linhas de diversas espessuras se fazem presentes em todas as obras de Alexandre. Para a curadora Bibiana Telles Ferreira, é possível observar, como marcas pessoais no trabalho de Alexandre, “a forte presença do traço negro como veículo da ornamentação e do alto contraste”. Ela acrescenta ainda que “suas produções enchem os olhos e convidam o espectador à experiência do processo de particularização do próprio artista”.

O traço e a combinação de cores, muitas vezes, lembram a musculatura humana. De acordo com o artista, isso não é por acaso. “Sou filho de médico e acabei tendo acesso aos livros do meu pai, alguns repletos de ilustrações sobre o corpo humano. Esse tipo de leitura somado às influências que recebo das artes que vejo nas ruas, desde os grafites às galerias, acrescentados aos sentimentos que tenho no dia a dia, resultam no meu atual trabalho”, explica.

Serviço

O que: exposição Entre Linhas e Painéis, de Alexandre Maia e Pádua.

Quando: Até 28 de maio, das 10h às 20h.

Onde: Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de

embarque da Estação Mercado.

Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).