Você sabe o que significa a sigla “MC” utilizadas pelos funkeiros?

Já imaginou qual é o significado da sigla MC? Ela surgiu nas festas dos salões jamaicanos durante a década de 50 graças aos chamados SKA, que eram músicas que misturavam ritmos caribenhos, jazz e blues. Nas festas em que essas músicas eram tocadas, o DJ era quem comandava os discos de vinil e também o microfone. O sucesso foi tão grande que as festas dos SKAs foi bastante divulgada e estavam sempre nas rádios.

MC-620x360

Na época, as rádios não tinham locutores, mas sim Mestres de Cerimônia, responsáveis pela condução da festa. Dessa maneira, os DJs começaram a ser chamados de MC, que significava nada mais, nada menos, que Mestre de Cerimônias, ou pessoas que conduzem eventos importantes. Assim como alguns funks atualmente e também o rap e hip hop, a SKA falava de indignação social, marginalização e injustiças sociais. Isso fez com que as músicas se popularizassem ainda.

mc1-600x295

Além dos DJs de SKA a sigla MC começou a ser utilizada por outros ritmos. No Brasil, os cantores de funk usam a sigla antes de seus nomes.