Obras em grafite e ilustrações invadem a Biblioteca Livros Sobre Trilhos da Trensurb

Produções do artista plástico Alexandre Maia e Pádua fazem parte da exposição “Entre Linhas e Painéis”, novidade do espaço cultural localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado.

Na próxima segunda-feira (2), a Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, recebe nova exposição. Agora é a vez de grafites e ilustrações ocuparem o espaço cultural. As obras são de autoria do artista carioca Alexandre Maia e Pádua, formado em design pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Porto Alegre.

OBRAS EM GRAFITE E ILUSTRAÇÕES INVADEM A BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS DA TRENSURB

Alexandre produz seus desenhos com marcadores no estilo Posca (caneta de tinta pigmentada a base d’água), cuja característica é proporcionar o preenchimento uniforme de planos de cor e requerer, em contrapartida, firmeza e fluidez de traços. Além disso, também utiliza tinta acrílica em pincel e spray em paredes, telas e papéis, normalmente de alta gramatura.

“Tento fazer uso desses materiais simultaneamente, até mesmo em uma única arte quando possível. O resultado disso é a possibilidade de se trabalhar em diferentes formatos e dimensões, tanto em pequenas ilustrações em A4 quanto em grafites com metros de extensão”, explica o artista.

Para Alexandre, o fato de os painéis ficarem junto à biblioteca é uma experiência interessante. “Me agradou muito por ser um ambiente onde os passageiros da estação, as pessoas que estão em seu caminho comum, têm a chance de buscar e receber informação, cultura e lazer. Fazer parte disso deixaria qualquer um lisonjeado”, pontua.

A Biblioteca Livros sobre Trilhos

A Biblioteca Livros sobre Trilhos, mantida em parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. A biblioteca conta com 6,2 mil livros, 3.590 sócios e já contabiliza mais de 50 mil empréstimos. Somente em 2014, foram 6.567 empréstimos e o acervo, ampliado apenas através de doações, aumentou em cerca de mil publicações.

foto-andrc3a9-c3a1vila-3-web

Para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (originais e cópias), juntamente com uma foto 3×4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais.

Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barras para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura. O acervo da biblioteca pode ser consultado online neste endereço.

Serviço

O que: exposição Entre Linhas e Painéis, de Alexandre Maia e Pádua.

Quando: de 2 de março a 28 de maio, das 10h às 20h.

Onde: Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado.

Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).