Espetáculo Infantil “Mania de Explicação”, com Luana Piovani estará em cartaz em Porto Alegre

Musical infantil com canções de Raul Seixas, que já foi visto por 20.000 pessoas nas temporadas do Rio de Janeiro e de São Paulo, agora parte para encantar o Brasil. O espetáculo conclui com muito sucesso as suas temporadas regulares e parte para uma turnê em 9 capitais do Brasil.

10995850_615245171910182_6613247036687042335_n
Mania de Explicação é uma adaptação para o palco do livro de mesmo nome de Adriana Falcão. Com o objetivo de despertar a sensibilidade e a curiosidade de enxergar a vida a partir de vários ângulos e perspectivas, o espetáculo é a porta de entrada de um mundo lúdico e cheio de questionamentos, onde as palavras e seus significados podem levar os espectadores a uma aventura filosófica impulsionada pelos sentimentos.

Em sua quarta produção infantil, a atriz Luana Piovani repete a bem-sucedida parceria com Gabriel Villela, depois do espetáculo O Soldadinho e a Bailarina. Gabriel assina a direção, cenário e figurinos da montagem, que conta ainda com Ernani Maletta na direção musical e traz no elenco, além de Luana, os atores, Nábia Vilela, Ivan Vellame, Luiz Araújo, Letícia Medella e Diogo Almeida.

Serviço:

“MANIA DE EXPLICAÇÃO”, COM LUANA PIOVANI
Sábado e Domingo, dias 28 e 29 de março de 2015, às 17 horas
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/nº – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

ENREDO DO ESPETÁCULO
Com realização de Luana Piovani Produções Artísticas e produção da NOVE Produções Culturais, o musical infantil conta a história de Isabel (Luana Piovani), uma menina de 12 anos que tem mania de explicação. Ela desconstrói o significado de palavras do dia a dia para reconstruí-las à sua maneira. Aguçada pela curiosidade da descoberta e motivada pela infinita fonte de desdobramentos que as palavras causam como efeito em seus pensamentos, Isabel não se cansa de tentar decifrar o mundo a sua volta. Uma menina que gostava de inventar uma explicação para cada coisa (EXPLICAÇÃO é uma frase que se acha mais importante do que a palavra).

As pessoas até se irritavam (IRRITAÇÃO é um alarme de carro que dispara bem no meio de seu peito) com aquela menina explicando o tempo todo o que a população inteira já sabia. Quando ela se dava conta, todo mundo tinha ido embora. Então ela ficava lá, explicando, sozinha. (SOLIDÃO é uma ilha com saudade de barco. SAUDADE é quando o momento tenta fugir da lembrança pra acontecer de novo e não consegue. LEMBRANÇA é quando, mesmo sem autorização, seu pensamento reapresenta um capítulo.)
Na véspera de seu aniversário de 13 anos, as descobertas da menina Isabel ajudarão a explicar seu mundo, transformarão suas fantasias e revelarão o poder de realizar seus sonhos e de entender que aquilo que não tem explicação, não é para ser explicado mesmo. Melhor sentir.

FIGURINOS E TRILHA SONORA
Os figurinos são sempre um diferencial nas produções assinadas pelo premiado Gabriel Villela. Desta vez, um verdadeiro ateliê de costura foi montado para que uma equipe de costureiras e bordadeiras trabalhasse durante os ensaios e produzissem as roupas no corpo dos atores.
“Levamos para cena várias funções que as artes cênicas reúnem debaixo das suas asas, a dança, o canto e as artes plásticas, uma vez que os figurinos e o cenário dos meus espetáculos costumam ser muito bem elaborados, muito bem acabados, detalhados. E nós sabemos que os deuses do teatro moram nos detalhes”, explica Villela.

Já as canções, de autoria de Raul Seixas, são executadas ao vivo pelo atores, acompanhados de uma trilha composta especialmente para a montagem e arranjos originais de Ernani Maletta, que a assina a direção musical do espetáculo.

“A originalidade contida no livro de Adriana está exatamente no fato de ela ter um conceito de síntese muito grande sobre as aventuras de uma criança que pergunta tudo, na graça com que ela concebe as palavras dessa criança inspirada no personagem original, que é a filha dela”, afirma Gabriel Villela.
Luana conciliou a temporada carioca do infantil com as filmagens de dois longas-metragens: Réveillon, uma produção da O2, com direção de Fabio Mendonça; Durante a temporada em São Paulo, Luana grava Dupla Identidade, minissérie de Glória Perez, dirigida por Mauro Mendonça Filho.

Elenco: Luana Piovani, Felipe Brum, Nábia Vilela, Luís Araújo, Letícia Medella, Diogo Almeida.
Direção: Gabriel Vilela
Texto: Adriana Falcão e Luiz Estellita Lins
Classificação: Livre.