Galeria Mascate inaugura duas novas exposições no dia 24 de fevereiro

Inauguram no dia 24 de fevereiro às 19h as duas novas exposições da Galeria Mascate. “Tir Transit” é um registro de um trabalho de pesquisa de monitoramento de dados de tráfego desenvolvido na fronteira da Suíça com a Itália durante 2014.

transit-A-_credito_alfiotommasini (1)

O artista Alfio Tommasini entrevistou milhares de motoristas de caminhão que cruzam a auto-estrada A2 todos os dias. Catalogou veículos de empresas da Europa Ocidental quase sempre dirigidos por motoristas do Leste Europeu, que passam pelo país somente na alfândega ou rapidamente em alguma área de descanso.

“Nos curtos períodos entre as perguntas, eu procurei lampejos de humanidadedessas pessoas que passam a maior parte do seu tempo na estrada. Enquanto eu estava registrando informações, olhava para a janela do veículo buscando os sentimentos das pessoas com quem eu tinha que interagir apenas com o propósito de extrair números oficiais”. O resultado é uma exposição inédita de 30 imagens em preto e branco.

transit_credito_alfiotommasini

Tommasini nasceu em 1979 em Lodano, na parte italiana da Suíça. Por cinco anos residiu e estudou em Madrid, onde desenvolveu seu trabalho em fotografia. Colabora com diversas publicações pelo mundo e recebeu alguns prêmios em competições internacionais, além de ser um dos organizadores do Verzasca Foto Festival.

 

SERVIÇO

Tir Transit e Animal

Inauguração

24 de fevereiro, 19h

Mostra segue até 03 de abril

Entrada Franca

Galeria Mascate – Rua Laurindo, 332 – Bairro Santana – Porto Alegre – RS

De terça a sábado, das 14h às 18h

“Animal” é uma mostra coletiva de trabalhos em preto e branco, misturando desenho, pintura e fotografia. Integram os artistas Britto Velho, Carol de Góes, Chana de Moura, Daniel Eizirik, Denny Chang, Fábio Rachelle, Myriam Dutra, Régis Duarte e Tiago Coelho. As exposições seguem em cartaz até 03 de abril, com entrada franca. A Galeria Mascate funciona de terça a sábado, das 14h às 18h, na Rua Laurindo, 332.

Galeria Mascate

Sentindo a carência na cidade de uma galeria que realmente misturasse arte, fotografia contemporânea, design e moda, o fotógrafo Tiago Coelho, o designer Régis Duarte criaram a Galeria Mascate em setembro de 2011.

O nome Mascate ficou sempre associado à imigração árabe no Brasil, resultante do grande contingente de imigrantes proveniente do Líbano e da Síria que se dedicaram a esta atividade.

Em menor número chegaram também ao Brasil imigrantes de outros pontos do antigo Império Otomano, como Turquia, Palestina, Egito, Jordânia e Iraque. A mascateação introduziu inovações que hoje são traços marcantes do comércio popular, como as práticas de alta rotatividade e alta quantidade de mercadorias vendidas, das promoções e das liquidações. Inicialmente os mascates visitavam as cidades do interior e as fazendas de café, levando apenas miudezas e bijuterias. Com o tempo e o aumento do capital, começaram também a oferecer tecidos, roupas prontas e outros artigos.