Rafuagi lança jornal voltado para a cultura Hip Hop

Já está circulando pelas ruas de Porto Alegre e Região Metropolitana a primeira edição do jornal Parte do Ciclo – iniciativa do Rafuagi que visa fomentar e fortalecer a cultura Hip Hop independente do Rio Grande do Sul. O impresso é distribuído gratuitamente nas estações do Trensurb, espaços culturais, eventos de música, cultura e gastronomia, escolas públicas, estúdios e projetos sociais. Toda a iniciativa – desde a produção dos conteúdos, design, diagramação e captação dos recursos para impressão – é realizada pelo Grupo Rafuagi, de forma independente. Acesse a edição digital: http://issuu.com/rafuagibrasil/docs/parteciclo_jan2015 .

10920949_812881142132629_2938779263840253766_n

“ Foi a forma que encontramos para dar mais visibilidade à cena do rap e a cultura hip hop de forma plural, pois queremos que os talentos possam cada vez mais ser reconhecidos dentro de suas comunidades e estado. Encaramos o desafio, trabalhamos e conseguimos realizar esse sonho!” conta Rafa, que ao lado de Ricky e DJ Croko integra o Rafuagi.

A primeira edição tem oito páginas, apresenta uma entrevista com MV Bill, além de notícias sobre música, agenda de festas, shows e outros eventos ligados ao Hip Hop, dicas de clipes para assistir no YouTube, entre outros. O jornal Parte do Ciclo ainda conta com colunistas, como o rapper cearense RAPadura Xique Chico, Bob Controversista, da Rede Casas do Hip Hop Brasil (SP); Eduardo Tamborero, do grupo Preconceito Zero (Novo Hamburgo/RS); e Odete Diogo (Grupo Unir Raças) de Esteio. Os conteúdos são colaborativos e é possível enviar sugestões de pauta pelo email jornalpartedociclo@gmail.com. A próxima edição chega às ruas no dia 15 de fevereiro.

RAFUAGI

Um dos grupos independentes de rap que está há mais tempo em atuação, o Rafuagi completa, em 2015, 11 anos de carreira e é hoje referência em hip hop no Rio Grande do Sul. Atualmente, o trio vem apresentando shows para a divulgação do álbum Parte do Ciclo, lançado em setembro de 2014. A turnê de lançamento do disco contou com shows e atividades no Uruguai e Colômbia, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e interior do Rio Grande do Sul.

Credito Bruna Williana (7) (1280x853)

O disco tem 12 composições, com participações de diversos artistas, como Daniel Drexler, Emicida, MV Bill, RAPadura Xique Chico, Zilla Sonoro, Narrador Kanhanga, Dj Madruga e Dj RM. Além do cuidado com o conteúdo das letras, que retratam temas de relevância social, associando questões sobre direitos humanos e cultura urbana, a sonoridade única e original é um dos destaques do trabalho.

 

Por: Raphaela Donaduce Flores – Dona Flor